domingo, 19 de fevereiro de 2012

Rescaldo da volta de 19/02/2012



Em domingo de Carnaval cerca de 12 ciclistas fizeram-se à estrada para uma jornada tranquila.
Contrariamente a alguns prognósticos, desta vez a toada foi a de se manter sempre um ritmo relativamente vivo e constante. Nas subidas não se forçava em demasia e assim conseguia-se ter uma média horária bem decente sem sacrificar em demasia os elementos que se fizeram à estrada.
Eu, vindo de paragem por gripe, entrei com "caldinhos de galinha". Na primeira fase (até à saída de Torres) apenas o André acompanhou o Aldeano na frente e depois eu rendi-o até ao Bombarral.
O denominador comum na frente foi sempre o Aldeano. Surpreendentemente na saída em direcção a Óbidos o Tony deu um ar da sua graça e apareceu pela primeira vez na frente. Numa primeira fase, com a pendente a favor, sem gastos consideráveis, mas na subida do Reguengo a aguentar praticamente até ao final já com o pulso bem alto.
Saiu-lhe, literalmente, do corpo. Até à Lourinhã, já depois de ultrapassados o falso plano ascendente e o ponto de cota máxima, onde chegou em dificuldades, não conseguiu recuperar tudo e depois da paragem para reabastecimento preferiu ficar com o Pedrix e regressarem noutro registo mais calmo.
No pelotão a toada era mantida. A dificuldade seguinte castigou bem o Ginja, (não se forçou mas o acumulado começava a notar-se nas pernas). Os outros melhor ou pior permaneciam no grupo e após a passagem por Santa Rita a pausa para um xixi foi bem aproveitada pelos mais debilitados para irem baixando as pulsações.
Depois Santa Cruz e logo a seguir a separação das águas com a vertente de Mafra a seguir à direita e o trio André, Manuel e Runa a seguirem por Torres.
Na frente o Aldeano resolveu forçar um "bocadinho" e só aliviou quando lhe disse à passagem pelas bombas
- "Olha que vem tudo na minha roda mas uns metros lá mais atrás...!"

Pouco depois o Flávio pontuava na frente à passagem pela zona residencial onde nos abandonou.
O quinteto final fez-se à ascensão para a Encarnação com calma mas decidido. Pouco depois a Picanceira que serviu, por uma vez, para confraternizar.
Atrasou-se ligeiramente o Rui que bateu o recorde de quilometragem da época e mostrou uma grande evolução o Pedro da Ericeira. O Ginja acusou na volta alguma irregularidade mas fez o final juntamente com o Aldeano, que começa a "soltar as pernas", e comigo que me fartei de soltar expecturação!
Total de 125 km para uma média de 30,50 km/h

10 comentários:

  1. Tony,

    Considero que ganhaste as "rodas" até à Lourinhã mas depois furaste-as...

    Tens de repetir!
    Abraços

    ResponderEliminar
  2. Viva.
    É o que dá a paragem por culpa da constipação. Hoje andei no elástico.
    Na paragem da Lourinhã armei-me em guloso e comi um bola de Berlim Não o devia ter feito, pois fiquei com o estômago cheio e pesado e isso reflectiu-se no andamento.
    No geral, mesmo apesar das condicionantes fisícas, foi uma boa volta.
    O que me vale nestas alturas é, modéstia à parte, a minha capacidade de concentração.

    Obrigado a todos pela companhia.

    Abraço,
    Jorge Ginja

    ResponderEliminar
  3. Ginja,

    Uma bola de Berlim deixa-te atestado?!
    Ficas baratinho num lanche...

    Abraços

    ResponderEliminar
  4. Boas mais uma bela cronica desta bela manhã de ciclismo sempre com andamento vivo é entusiasmante,certo que andei sp um pouco no elástico... valeu aquela paragem para fazer xii já estava com o pulso lá em cima para chegar ao grupo e as pernas mt pesadas tb devido os treinos desta semana. Mas o corpo vai-se habituando as cargas que vou dando, e agora esta semana é de recuperação domingo a mais.
    Um abraço a todos Flavio

    ResponderEliminar
  5. Tenho de fazer um pequeno reparo nesta cronica.O meu regresso com o Antonio após paragem foi tudo menos calmo.Depois de pequeno atraso na saida do cafe na Lourinha (60 segundos) juntou-se uma pequena hesitaçao no cruzamento seguinte onde virámos erradamente à esquerda,foram apenas 200m antes de dar a volta à burra e seguir na direçao certa,seguindo-se perseguiçao ao grupo a fundo onde nos rendemo-nos à vez,quando chegamos ao Vimeiro decidimos desistir pois sinais do grupo...nienti.E depois sim fomos nas calmas até Mafra.
    Como se costuma dizer "amigo não empata amigo".Bons treinos e até pra semana.
    Abraços

    ResponderEliminar
  6. Boas

    Pelo q li foi uma boa volta sim senhora mas como não sou excessão á regra toma lá com uma bela gripe e fds todo em casa e ontem de manhã lá fui á sap de mafra q já não conseguia dormir com os arrepios,mas como diz o outro o "q não nos mata torna-nos mais fortes" como tal domingo espero estar apto para sofrer.
    Abraços

    ResponderEliminar
  7. Pedrix,

    Não consigo perceber porque é que os meninos fizeram questão de sair atrasados!

    Rocha,

    Então o carnaval fez estragos lá para a Venda!?
    Parece que a noite de sexta deixou marcas...

    Abraços aos dois

    ResponderEliminar
  8. Deixa lá o homem, coitado esteve doente!

    ResponderEliminar
  9. Manso só se foi o carnaval cá em casa,voces são como as mulheres engravidam pelas orelhas e depois sai-vos o tiro pela colatera,enfim...

    ResponderEliminar
  10. Boas pessoal!
    Finalmente ganhei coragem e lá apareci para a volta de Domingo.Adorei o percurso,a companhia tb não foi nada má.
    Deu pra ver que o Aldeano já está num patamar mt bom,o Manso para quem esteve donte esteve á altura,agora só me resta treinar ainda mais,para cumprir o objetivo de chegar a Èvora no grupo da frente...basta marcar a roda do Aldeano,se ele deixar claro,he he he...

    Rui Martinho

    ResponderEliminar