quarta-feira, 7 de março de 2012

Rescaldo da volta de 04/03/2012




115 km que deixaram marcas no pelotão que se fez à estrada.
1ª parte tranquila e na subida para o Sobral de Monte Agraço a primeira quebra.
Entrámos calmos mas à medida que nos aproximávamos do final o ritmo ia aumentando. À chegada um quarteto formado por mim, pelo Aldeano, pelo Sérgio (em crescendo de forma) e pelo Iron Estrangeiro que neste grupo foi o que mais sofreu. Pouco depois os restantes e um trocar de olhares a perguntar o que se seguia.
Subiu-se para o Forte de Alqueidão em ritmo mais comedido e a descida até Bucelas foi cautelosa pela presença se humidade nalgumas curvas.
Logo depois em direção a Montachique. Até à rotunda em ritmo calmo e logo depois desta o regressado Rocha a dar o peito ao vento... como deve ser!
Ritmo certo e forte sem esticões a obrigar a subir o pulso. Assim que se virou para Lousa já havia quem agradecesse a pausa.
Em Lousa ficam o António e mais um elemento que se tem apresentado ultimamente nas nossas voltas.
Até Guerreiros pedia-se "cabeça" mas o duo Rocha e Pedro da Ericeira dinamitaram a parte final da única dificuldade. Pouco depois, em direção às Albogas, viriam a pagar a ousadia e o esforço.
Entrei bem na subida e faço o primeiro turno. O Aldeano rende-me e salienta-me que com vento de frente deveria ter optado por outro registo. Logo depois para demonstrar na prática mete "aquele passo" amigo que vai deixando tudo espalhado à medida que se vai andando. Resistia-se o que se podia!
Numa cota de maior pendente ficam o Pedrix e Estrangeiro. Mau sinal porque pouco depois fico eu enquanto o Sérgio levava demasiado alto o esforço e vai até queimar. Olho para trás à procura de alguém para partilhar o esforço e quando o Pedrix chega em vez de me dar a roda dá um esticão quando lhe grito para colaborar...
Explicou-me que prefere deixar-me para trás e fazer uma má subida! Assim com a maior sinceridade do mundo e com desportivismo honesto, sem falsos jogos (Compreendo e respeito!)
Eu e o Estrangeiro vamo-nos rendendo, absorvemos o Sérgio e logo de seguida chegamos ao Aldeano que "fumava charuto" nas calmas.
Os outros vão chegando com cara de quem sofreu. Até Pêro Pinheiro decidimos fazer uma paragem e o duo Joaquim e Sérgio dão a volta ao cavalo.
Na pastelaria fomos incomodar o proprietário que não nos recebeu propriamente de braços abertos...

O regresso custou-me imenso pelas dores que tenho nas costas e que persistem em não me abandonar. Enquanto "aquecia" o Rui faz companhia ao Aldeano. Depois o Pedro da Ericeira rende o Rui e já bem depois da Terrugem fui "obrigado" a render o Pedro. Afiava a faca o Pedrix enquanto na frente púnhamos aquele passo que não permite grandes conversas.
Chegados à Sr.ª do Ó entro na frente mas abrando logo. O Aldeano sem forçar destaca-se e leva na roda o José Iron. O Pedrix passa-me nas calmas e vou na roda dele. O Flávio passa de esticão e depois segue em ritmo irregular até dar o estoiro.
A chita de Mafra estudou o percurso e a estratégia. Faz pequenas variações de ritmo e à entrada da povoação começa aos esticões. Sofria muito para o acompanhar mas só queria chegar à parte mais plana... No maior esticão tive de o chamar à razão quando teve uma saída de estrada! Depois disto mais dois ataques mas notava-se a energia a baixar. Assim que consegui meter a pedaleira grande a confiança do Pedrix começou a esfumar-se. Assim que este alivia o passo dou um esticão e deixei-o entregue à sua sorte! (Valeu Pedrix, levaste-me ao vermelho e só por pouco é que não te larguei)
Já em Mafra todos agradecemos o conforto do repouso. Menos para aqueles que moram longe!

4 comentários:

  1. Correcção

    Onde está
    " Assim que consegui meter a pedaleira grande a confiança do Pedrix começou a esfumar-se"

    deve ler-se
    " Assim que consegui meter a pedaleira média a confiança do Pedrix começou a esfumar-se"

    Que mania...lol

    ResponderEliminar
  2. Foi o que me faltou na Sra.Ó. Foi ter pernas para meter a corrente nos 50 dentes(para ser exato,sr.Thor),na verdade o fim semana já ia longo com muitos kms e horas em cima da bike.Mas prometo que esta será uma novela a seguir..eheheh.No entanto nunca me poderei esquecer que a minha epoca 2012 já está bem pra lá do principio e os metros na cabeça do grupo a puxar ainda continuam a zero.Por isso nunca poderei chamar a esta obsessão que tenho com o Manso nas subidas um duelo.
    O mais importante disto tudo é divertirmo-nos e isso é um objetivo mais do que alcançado.
    Até daqui a 2 semanas,este domingo:Classica Santarem Pinabike..cheira-me a 1º monumental empeno 2012.
    Abraços

    ResponderEliminar
  3. Caro Aldeano,

    Ainda um dia havemos de te ver com um pedaleiro compacto... lá mais para a verdadeira reforma, é um facto, mas quando essa altura chegar algum nome fantástico, para te baptizar, havemos de arranjar!
    Abraços

    ResponderEliminar
  4. Pedrix,

    Desde que haja diversão conta comigo!
    Abraços

    ResponderEliminar