domingo, 1 de abril de 2012

30ª Corrida dos Sinos



A história de um tratamento corporal!

Dia chuvoso a obrigar a aquecimento reforçado com muitos atletas a percorrerem os acessos em redor do parque Ministro dos Santos. Este cenário meteorológico foi do meu agrado visto que o calor me preocupa bem mais que o frio.
Na concentração, com cerca de 1300 atletas para a corrida dos sinos, deu para verificar que os queixumes habituais nas lides ciclísticas não são filhos únicos. Uns por isto, outros por aquilo... eu limitava-me a abanar a cabeça e a pensar:
- Também devem andar de bicicleta!
De repente a partida. Ainda eu não tinha começado a andar e já havia pessoal a concluir a recta da avenida. Momento stressante para tentar não pisar ninguém e sem conseguir ter ritmo constante.
Ao fim de um quilómetro consigo finalmente começar a escolher as trajectórias e a tentar arranjar uma "roda" a seguir. Veteranos já entradotes na idade foram o alvo pois a sua passada certa inspirava confiança.
Não levei pulsómetro nem GPS e limitei-me a correr por sensações. Ao fim de 5 quilómetros já ia a arder e com ideias de tirar a camisola... No posto de abastecimento uma garrafa de água deu para arrefecer os ânimos. Aos 6 quilómetros começam forte as dores. Dor de burro precisamente para fazer justiça ao animal visto que o ritmo que levava não era o meu certamente.
Para ajudar à festa um espectador olhou para a minha cara e disse:
- Olha aquele que já vai com um tratamento!
Logo de seguida já vinham em sentido contrário os primeiros com uma passada brutal.
Cumprimentei-os com um sonoro:
- Vão correr para o car*@£§!!
Depois foi altura de me concentrar nos meus passos e pensamentos e esquecer o ambiente que me envolvia.
Durante alguns quilómetros apenas um pé à frente do outro, não evitando as poças de água - facto que não era do agrado de quem seguia ao meu lado - e quando invertemos a marcha a pendente do percurso começa a ficar mais desfavorável.
Respirava fundo e ia abrandando a marcha. Segundo comentários de alguns atletas que seguiam ao meu lado estávamos a correr o quilómetro em 4 minutos e 45 s. Abrandei mais. Nunca tinha corrido nestes registos e ainda faltava muito até ao final.
Aos 10 Km, na localidade do Sobreiro, ingiro um gel energético e refresquei-me. Daqui até ao final é sempre a decrescer!
Não conseguia ter ritmo certo. Quando forçava para subir o pulso as pernas doíam em demasia e por isso tinha de aliviar. Ao contrário da bicicleta onde consigo andar bastante tempo no vermelho a pé é coisa para poucos minutos.
Ia tentando marcar aqueles que me passavam com ritmo mais forte mas nem sempre com resultados práticos positivos visto que de vez em quando tinha de levantar o pé.
Entrei em Mafra e resolvi forçar o que podia. Técnica do esticão! Entrei no recinto e foi até ao limite.
Resultado final. Lugar 587 com 1h 12m 54s a superar as minhas expectativas mais optimistas.
Com 5 treinos de preparação a pé fica a certeza de que com treino regular dá para conseguir fazer esta distância com um conforto bem maior e principalmente evitando as enormes dores que me assolam e que me acordaram de uma sesta que deveria ter sido recuperadora.

13 comentários:

  1. Ganda Manso tas feito uma Rosa Mota de alto nivel..Dá-lhe forte.Abraço

    ResponderEliminar
  2. Ganda maluco, houve lá querias levar o GPS para que pá ?

    ResponderEliminar
  3. Pedrix,
    Não é a minha praia!

    Aldeano,
    Para controlar os quilómetros de prova!
    Quando passei a marca dos 10 km parecia que aquilo nunca mais acabava...

    Abraços aos dois

    ResponderEliminar
  4. Não nos conhecemos (apenas partilhamos 2 ou 3 voltas juntos) mas vou ter o "descaramento" de opinar.

    Com 5 treinos acho que fizeste um muito bom tempo, agora da próxima aconselho-te a levar um gps para puderes dosear melhor o esforço. Em todo o caso parabéns e não pares pois o pior é arrancar depois é só deixar rolar.

    Um abraço,

    Pedro S.Santos (Orbeq23)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva Manso.
      Aproveito a deixa e aqui fica o meu breve relato da minha participação na Corrida dos Sinos.
      O objectivo era, como te tinha dito, tentar não ir além da 1h30m. Tinha um objectivo de andar na casa dos 6"/km, o que não me parecia muito exagerado, tendo em conta os pseudo treinos altamente irregulares!

      O dia estava fresco e com alguns aguaceiros. Eu gostei. Em 2010 fiz a prova com calor e assim é mais agradável e o alcatrão não queima tanto os pés.

      Alinhei à partida e sentia-me bem, muito embora a semana que antecedeu a prova tivesse sido cansativa. Estava confiante.
      Partida e lá vamos nós. O segredo nas partidas é correr com os cotovelos para fora para criar uma margem de segurança. Começei logo a controlar o tempo e os primeiros quilómetros estavam dentro do previsto e melhor. Estava a fazer sensivelmente 5"/km. Tudo bem. O importante era manter a passada certa sem me entusiasmar, pois para cá é sempre a subir.
      Passada atrás de passada os quilómetros foram-se sucedendo e eu mantinha-me dentro dos 5".
      Na viragem na Achada procurei manter o ritmo certo e consegui. Na marca dos 12km começou-me a dar uma dor na parte de trás do joelho direito e julguei ser o final da corrida! Procurei descontrair e alargar a passada para ver se soltava a perna. Resultou e a dor desapareceu. Na recta da Mougueta decidi que era chegada a altura de começar a dar tudo o que tinha. Assim fiz. Acelerei o passo e fui passando muitos atletas, inclusivé aqueles que se tinham distanciado de mim.
      Vinha bem e sempre a dar gás ao motor!
      Recta do parque e eu continuava em ritmo alto. Agora dava o que me era permitido dar! Não ía chegar ao fim com o sentimento de que podia ter forçado e não o tinha feito! Não! Tinha de dar o máximo!
      Na entrada para a pista a coisa ía correndo menos bem, pois a rampa é algo inclinada e a velocidade que trazia era muita, felizmente aguentei-me mas o joelho direito voltou a queixar-se.
      Mais umas passadas e ali estava a META!
      Fiz 1h15m!
      Foi excelente!
      Sem praticamente treinar e com uma vida menos regrada fiz apenas mais 4" do que em 2010!
      Fiquei muito contente com a minha prestação. Por todas as razões mais algumas foi um bom desafio que me foi lançado pelo Manso. Obrigado.

      A recuperação da corrida correu bem. Fiz uma pequena bolha no pé direito e os gémeos e quadricípes ficaram algo doridos, mas ao final do dia já estava porreiro.

      Abraço,
      Jorge Ginja

      Eliminar
  5. Parabéns ao Manso e ao Ginja pelo empenho e determinação de conciliarem duros treinos de bicicleta a mais uma superação como esta. Manso estas um verdadeiro animal do asfalto, para a próxima leva o equipamento do 2640 para se elevar o mesmo cada vez mais alto, ehehehe

    ResponderEliminar
  6. Pedro Santos

    Obrigado.
    Também corres a pé?

    1 abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim,estou a "começar" a treinar para me aventurar no triatlo e tenho como objectivo inicial fazer 10 Km abaixo de 41 min. Tenho consciência que é ambicioso mas pelo menos tenho de melhorar e muito os 43´ 43´´ feitos antes das muitas lesões sofridas ultimamente.
      Treino ciclismo maioritariamente no ginásio e aos fds convosco(quando me posso deslocar até aí), a natação é que tenho facilitado por falta de tempo mas depressa irei tentar acelerar esse segmento.

      Um abraço

      Eliminar
    2. Pedro,

      Isso já é correr!
      Já no que diz respeito ao ciclismo no ginásio não me parece boa ideia...
      1 Abraço
      PS - Temos de coincidir num treino para conversarmos

      Eliminar
  7. Ginja,

    Gostei da tua técnica de arrancares com o cotovelos abertos ao estilo asa-delta!

    A minha recuperação foi um martírio!
    Segunda-feira, na natação, não conseguia ter ritmo.
    Terça, mesmo em repouso alguns músculos continuavam a protestar
    Quarta, natação, só ao fim de 40 minutos é que comecei a ter ritmo
    Hoje só dói o joelho direito...

    Amanhã vou voltar a por tudo no sítio

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Pedro Ferreira,

    No próximo ano também vens!
    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Gostei do relato!

    Agora queria só dar-te as boas vindas às dores nas pernas do empenos da corrida!! eheheeh!!

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Boas Estrangeiro!

    De parabéns estás tu pelo fantástico resultado no 1/2 Iron Man

    Assim é que é!
    Abraço

    ResponderEliminar