terça-feira, 15 de junho de 2010

Rescaldo da volta 13/06/2010

Finalmente Montejunto!
Esta volta registou uma boa adesão. Na rotunda da Paz aparecemos eu, o Pedrix, o Sérgio e o Aldeano.
No Gradil, durante a pausa habitual para a cafeína matutina, surgem o Xico, o PP, o Jonas o Marco Silva e o estreante nas nossas lides Marco Almeida. Vindo de um excelente momento de forma que lhe permitiu a obtenção do 3º lugar no Transportugal, deixou-me a pensar com os meus botões que toda esta gente junta, caso o andamento fosse "criminoso", não seria o mais indicado para o meu retorno às lides de ciclísticas. Puro engano! A volta foi muito aprazível e o convivio são.
Na saída para Pêro Negro amena cavaqueira que perdurou até à súbida da Cabêda. Aqui o ritmo aumentou e pela primeira vez uma quebra na harmonia do pelotão. O Marco Almeida marcou o ritmo com os restantes a seguirem-no. Algumas diferenças na cauda que foram neutralizadas à entrada do Sobral.
Quando se passou pelo semáforo o trio Aldeano, Xico e Marco Silva ficaram cortados e este último seguiu para a Arruda o que motivou algum atraso no reagrupamento não previsto.
Em direcção a Vila Verde, (o Aldeano e o Xico tinham entretanto seguido), apareceu o Paulo Pais com muita vontade de mostrar serviço ajudando a manter o ritmo muito vivo. Alguns quilómetros depois o Pedrix começa a acusar desgaste e motivou um abrandamento sem que isso significasse ritmo de passeio.
Na aproximação a Vila Verde uma brisa de frente que causava desagrado. Na súbida para Montejunto arranquei com vigor. Na minha roda vieram os Marcos e o Sérgio. Pouco depois o Marco Silva aparece pela primeira vez a mostrar trabalho e rende-me. Vou na roda do trio mas em sofrimento. Alguns minutos depois sou obrigado a abrir, vendo o Sérgio muito bem agarrado ao duo da Carboom que ia com muito boa cadência.
Até à zona do quartel o trio andou sempre muito bem e talvez por isso optaram por não subir a última parte. Eu, embalado no meu ritmo, meti "pés" à obra e continuei tentando nunca baixar das 70 ppm procurando arranjar algum conforto nos andamentos mais leves. No total tardei 27m e 30 s. Entretanto o PP levou o Jonas na roda naquele passo certinho e o Pedrix acabou por subir a solo manifestando pesar por não fazer a última parte da súbida (gostei da atitude!).
O Xico informou-me que fez cerca de 5 metros com o Aldeano e que depois disto dispensou a má companhia do veterano...
No reatamento decidimos vir por Sarge. Até lá partilhei o comando das operações com o Aldeano.
Na súbida o Marco Almeida aumenta o passo e de seguida o Marco Silva rende-o. Andamento de grande nível com aceleração progressiva. Trabalho fantástico na medida em que não procuraram sair de esticão e com grande sacrifício do Marco Silva que chegou ao topo "vazio". Na parte final a rematar o trabalho um mini-sprint do Aldeano que teve apenas fraca reacção da nossa parte.
Em Torres fez-se uma pausa para a Coca-Cola e depois disso em ritmo de passeio até Mafra.
Para finalizar uma palavra de reconhecimento pelo belo momento de forma que o Serginho está a atravessar e o obrigado a todos os presentes por uma boa manhã de ciclismo.

4 comentários:

  1. boas pessoal
    manso ando a sentir boas sensacoes! eheh como diz o pp. apesar de andar um pouco fadigado do trabalho e dos "treinos" tenho me sentido com forca e resistencia. como tenho a sorte de partilhar umas pedaladas com voces todos do grupo k teem mt expriencia em estrada eu aproveito em ouvir e fazer algumas perguntas sobre melhorar prestacoes! principalmente ouco o k o mestre aldeano diz porque o homem e bala.lol.acho k me tenho dado bem a fazer o k o pessoal diz pa fazer. mas como ja disse gostava de tar bem na maratona do vale do vouga sao 88km e gostava de chegar bem mas sem objetivos.abraco a todos

    ResponderEliminar
  2. ja agora no meu dorsal do vale do vouga vem la ciclismo2640. por isso vou por o dorsal bem visto eheh

    ResponderEliminar
  3. Sérgio, Contamos contigo!
    Grande abraço

    ResponderEliminar
  4. O pouco que sei, não me importo de partilhar com quem quiser e souber ouvir, obrigado pelas palavras Sérgio.

    Em relação ao domingo passado, gostava de deixar bem claro, que se é para começar a passar sinais vermelhos, ainda por cima á frente da GNR e não esperar pelos elementos que respeitam o código da estrada,deixam de contar com a minha presença.

    ResponderEliminar