segunda-feira, 28 de junho de 2010

Rescaldo da volta de 27/06/2010



Longa série de súbidas com vista à realização da La Duríssima.
Na companhia do Rocha, que desta vez resolveu aparecer e esteve à altura na capacidade de sofrimento, foram feitas 14 súbidas para uma distância de 103 km e um acumulado de 2200m.
A zona de trabalhos incidiu maioritariamente em Cheleiros e Carvalhal onde se efectuaram 7 súbidas verificando-se, em todas elas, pendentes máximas acima de 10% com picos superiores a 20%.
O encadeamento das súbidaas tem que ser optimizado pois como o Rocha referiu não é manifestamente agradável chegar ao cimo e simplesmente virar para trás. Ainda assim houve um encadeamento "brutal" com três rampas seguidas com tempos de recuperação inferiores a 5 minutos e que permitem, assim haja coração e pernas, um ensaio característico de outras zonas mais montanhosas.
Em termos de comprimentos as rampas vão desde os 500 metros até aos 4 km dependendo do local onde se pretende interromper a contagem visto que em algumas o terreno continua a subir por vários Km mas com pendentes bem mais suaves. A mais agressiva tem início com média de 23% e depois suavisa para os 17% de média mas é curta, caso contrário seria desesperante.
Em suma foi um excelente convívio e um treino diferente que apenas peca por tardio!

7 comentários:

  1. Amanhã vamos à Saloios com Dureza abrir o apetite... (Que bom é um feriado no meio da semana!)

    ResponderEliminar
  2. que bom o tanas,que ia começar hoje a fisioterapia em Pero Pinheiro e eles tao fechados.
    Essa volta dos saloios do "mestre" Aldeano,é mesmo uma iguaria,até já a tenho gravada no pc.a ver se me delicio com ela num solo nas minhas ferias de Agosto.
    aguardo o rescaldo,e os vossos numeros

    ResponderEliminar
  3. Oi malta. Parace que o apetite pela «dureza» é contagiante. Como te disse, camarada Manso, amanhã perspectivo uma deslocação relâmpago (tenho de estar em Lisboa por voltas das 5 horas) à Serra da Estrela para matar o bichinho. No entanto, ainda não decidi: falta-me companhia e a temperatura está algo elevada para uma jornada exigente.
    Como alternativa, tenho Montejunto. Que seria também uma estreia este ano (imagine-se!!), com um percurso que passaria entre subir 2 ou três vezes, ou diversificar pelas subidas próxima: Ota (Meca), Ereira, etc.
    Já vi que vocês vão fazer essa do Saloios com Dureza, que tive oportunidade de analisar no link do «gpsies» e é interessante. Quem é que vai, a que horas e onde arrancam?

    P.S. Se preferirem juntar-se a mim, terei muito gosto.

    Abraço
    Ricardo

    ResponderEliminar
  4. Boas Ricardo,

    Acabei de fazer a Saloios com Dureza à cerca de 2 horas! (Tinha-te dito que era hoje...)

    Volta bombástica que dispensaa uma ida à Serra da Estrela, a não ser que pretendas trabalho especifico de alta montanha.
    Vou fazer o rescaldo para poderes tirar as tuas conclusões.
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Pedrix,

    Antes de fazeres essa fazes 1º esta que eu fiz com o Rocha para te ambientares...

    ResponderEliminar
  6. Ok, pensava que era amanhã. Já agora deixo aqui o percurso que pensei para a Serra, amanhã.

    http://www.gpsies.com/map.do fileId=yemdniqqoqjgwvxb

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Ricardo,

    Não tens o endereço bem digitado. Não consigo visualizar a página!

    Domingo sempre queres ir fazer alguma volta especial?
    Abraço

    ResponderEliminar