Companheiros, recebi um e-mail e após breve conferência com o autor decidimos colocá-lo à consideração das opiniões de todos porque em príncipio várias cabeças pensam melhor do que uma!
Então é assim,
"Boa tarde Manso.
Sou amigo do Nuno e do Joaquim. Costumo pedalar com eles mas por agora só em BTT.
Quero comprar uma bike de estrada mas estou com alguma dificuldade em fazer a escolha.
Assim sendo, agradeço se puderes dar-me uma ajuda.
Aqui ficam as minhas dúvidas:
- carbono ou alúminio;
- melhor quadro versus melhor equipamento;
- orçamento a disponibilizar 1000 a 1500 euros, no máximo até 2000 euros;
- investimento a longo prazo ou ir evoluindo em quadro e em equipamento;
- peso esperado de 8,5kg;
- 10 ou 9 velocidades.
A título de informação adicional:
- quero a bike como complemento do BTT e não como bike principal. Pelo menos é este o objectivo ao dia de hoje.
- tenho 37 anos, 75kg e 1,86mt
- sentei-me numa Supersix 56 e senti-me bem.
Já vi algumas marcas: Scott, Ghost, Focus, Cannondale, GT, Canyon. Não tenho marca favorita, apesar de ter duas Cannondale's de BTT. Prefiro, nesta compra, fazer uma escolha 95% racional e 5% emocional.
Por outro lado, se souberes de alguém que esteja a pensar vender a actual, dá-me um toque.
Obrigado e boas pedaladas,
Jorge Ginja"
segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011
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Jorge,
ResponderEliminarComo primeira e rápida abordagem digo-te o seguinte:
- Nunca menos do que 10 velocidades! Se possível 11 do grupo Campagnolo se bem que pelas limitações orçamentais fica mais complicado de o obter.
- Pedaleiro compacto (substituindo o prato de 34 pelo de 36 dentes) e mantendo o 50
- Cassete 11-25 (ficas com andamentos similares a 53/12 e 39/27) com a vantagem de poderes fazer mais rotação e de não castigares tanto as articulações/joelhos.
Quadro - O carbono é quase sempre melhor do que o alumínio. Pessoalmente prefiro um bom quadro de aluminio a um mau de carbono. O meu quadro é um Cannondale CAD 7!
Grupo (travões, mudanças, desviadores) no mínimo shimano 105 - Fiabilidade a toda a prova!
O ideal será o grupo Ultegra pelo compromisso peso/qualidade/preço
Quanto a marcas é mais complicado...
Adoro a Cannondale mas pisco facilmente o olho a outras coisas engraçadas que andam por aí...
vou opinar... eheh. ainda outem comentei com o xico uma canyon roadlite 6.0 por 999aerios com grupo 105 tirando os 2 desviadores que sao ultegra rodas mavic aksium e componentes ritchey. acho uma boa opcao preco-qualidade para comecares a martelar nos pedais é excelente e nao gastas muito guito por mais 200 euros tens o grupo ultegra completo. mas é como tudo a carteira é´que manda. espero ter ajudado. abraco
ResponderEliminarObrigado pelas opiniões.
ResponderEliminarDas que já vi nas lojas, a melhor proposta era uma Ghost a 1000 euros com 105 completo e forqueta integral de carbono.
No tamanho 56, sem pedais, pesou, pouco menos do que 9kg.
Também já dei uma vista de olhos nas Canyon e são sem dúvida bikes a ter em conta.
Jorge Ginja
Jorge, isso parece-me muito peso para uma bicicleta de estrada. Aqui é quando, em minha opinião, vale a pena algum esforço financeiro e reduzir umas boas gramas no conjunto (normalmente as rodas são o principal factor a considerar)
ResponderEliminarSérgio, a tua opçãosugestão parece-me a mais racional e didicilmente igualável!
ResponderEliminar7,90 kg mais os pedais = peso pluma para o preço dispendido!
Boas Jorge,
ResponderEliminarSe queres comprar bike completa bom e barato a opção é só uma, Canyon, não encontras melhor por tão pouco, muito boa qualidade a baixa preço.
Se tiveres os 2000€ para investir comprar a bike completa, poupas dinheiro, opta por ter uma boa base, ou seja um bom quadro, os componentes são de desgaste e podem-se trocar e melhorar
Esquece as 9v, já não se usa disso!
Opção Campagnolo de 11v até 2000€
http://www.canyon.com/_pt/roadbikes/bike.html?b=2112
Opção Shimano 10v até 2000€
http://www.canyon.com/_pt/roadbikes/bike.html?b=2113
Quadro - se puderes opta por carbono, mais rijo e ao mesmo tempo mais confortável.
Costumo dizer que não existem quadros maus, existem uns melhores que outros, e uns mais baratos que outros.
Grupo - Shimano tem a vantagem do preço, Campagnolo tem a vantagem das 11v ( andamentos atrás entre o 29 e o 11, consoante a k7 escolhida ), da estética e normalmente dura mais.
Rodas - Mavic tem a vantagem de ser mais fácil arranjar peças, são fiáveis e com bom peso.
Fulcrun - Mais pesadas, mas mais robustas e mais rígidas.
Campagnolo - Leves, rígidas e fiáveis
Propostas
Opção Campagnolo de 11v até 2000€
http://www.canyon.com/_pt/roadbikes/bike.html?b=2112
Opção Shimano 10v até 2000€
http://www.canyon.com/_pt/roadbikes/bike.html?b=2113
A minha opção para o teu orçamento seria a Canyon montada em Campagnolo Athena.
Aconselho http://www.canyon.com/_pt/roadbikes/bike.html?b=2112
Atenção á escolha na compra, em particular nas medidas, quadro, avanço, pedaleiro, sistema normal ou Compact, etc…
Viva.
ResponderEliminarJá começo a afinar a busca.
Este fim de semana, vou passar em Torres Vedras ver as ofertas na Bretes Bike e na Motovedras.
Quero ver as Focus.
Esta Ghost conseguiria-a pelos 2000:
http://www.ghost-bikes.de/2011/en/bikes/road/race-lector/11-race-lector-pro/
Com quadro em alúminio, 1700:
http://www.ghost-bikes.de/2011/en/bikes/road/race/11-race-6500-c/
No caso da Canyon, o único entrave é a compra on-line sem ver antes a bike. Admito que isso não seja um factor eliminatório.
Pelo que percebi o desgaste numa bike de estrada é obviamente menor do que numa de btt, logo os up-grades, em princípio demorarão mais tempo. Daí poder sair mais barato o investir num modelo superior ao invés de fazê-lo num inferior.
Ainda ontem fiz mais uma pesquisa pelos usados (obrigado Joaquim) e ou estão muito fora do orçamento, ou não encontro tamanho para mim ou são modelos antigos com 9V e forquetas de 1".
Nas marcas maiores: Cannondale, Scott, GT, Specialized existem diferenças de quase 500 euros, por exemplo para as Focus e Ghost e mais ainda para a Canyon.
Nos modelos de entrada das marcas maiores vem tudo com Soras e Tiagras, eixos quadrados, 9V e rodas pesadissímas. O valor ronda os 800 a 1000 euros mas os futuros up-grades encarecem o conjunto.
Mais uma vez obrigado.
Vou dando notícias das minhas pesquisas até à oficialização da compra. Espero eu que não demore.
Boas pedaladas,
Jorge Ginja
Ver a bike é o mais fácil, eu tenho uma o Xico tem outra é só combinar, mas não vendo, eheheheh
ResponderEliminarEsta é a minha menina!
http://ciclismo2640.blogspot.com/2010/07/canyon-cf-slx-by-j-aldeano.html
Se queres usadas, posso ver se consigo uma Jorbi por cerca de 1600€ em Centauro de 10v.
Mais ou menos isto http://www.facebook.com/album.php?id=100000561336512&aid=42396#!/photo.php?fbid=170188379676539&set=a.170188349676542.42396.100000561336512&theater
Estive a ver as rodas de alguns modelos: Canyon e Ghost.
ResponderEliminarTodos eles variam entre os 1550 e os 1600gr. Se no BTT faz diferença acredito que na estrada farei muito mais.
Tenho de ponderar o investimento a longo prazo.
Imagino que vocês façam muitos quilómetros por ano. De BTT em 2010 fiz 2392. A minha maior dúvida é o facto de poder ter uma bike para fazer pouca quilometragem e para treinar no rolo. Por outro lado, se arranjar um charuto sei que não vou ter o mesmo rendimento. Esta é uma resposta que só eu posso dar.
Como estou a basear a minha escolha em factores puramente racionais a escolha torna-se mais difícil e demorada.
Aldeano, essa Jorbi poderá ser também uma boa opção. Já as vi ao vivo e tem bons acabamentos, além de que a primeira bike de btt que comprei foi justamente ao Jorge Baeta! ehehehe
Jorge Ginja
Estimados Amigos,
ResponderEliminarAntes de mais, dizer que o Jorge Ginga esta entregue nas mãos de verdadeiros especialistas. As opiniões do 2640 são efectivamente para ter em conta. Temo que ao entrar tarde neste post, pouco mais tenho a adiantar.
Efectivamente conseguir separar o racional do lógico, parece ser o mais difícil. Como eu percebo o Ginja com o amor a Cannondale. E como esse mesmo amor, já me presenteou alguns amargos de boca.
abraço
Viva.
ResponderEliminarNuno, a Cannondale deve estar fora das opções, pois para ter uma máquina aceitável sem ter de fazer up-grades, teria de ter um orçamento maior.
Entretanto, encontrei estas duas:
http://seixal-setubal.olx.pt/bicicleta-de-estrada-giant-iid-124072917
http://vilavizosa-evora.olx.pt/bicicleta-giant-carbono-iid-18012919
Pedi hoje as informações que estão em falta.
Pesquisei no site da Focus e os modelos que se enquadram no meu orçamento trazem todos rodas DT com peso a rondar os 1900gr.
Portanto,acho que estão descartadas.
A coisa está a compôr-se.
Jorge Ginja
Pelo preço que estão a pedir pelas coisas acima, acho que nem devias pensar nisso, são modelos com vários anos, com grupos antigos, alguns já se torna inclusive encontrar peças a preços aceitáveis, mas tu é que sabes.
ResponderEliminarObrigado ALdeano.
ResponderEliminarDe facto quando não se conhece os componentes não há nada melhor do que pedir uma opinião.
Jorge Ginja
Boas Jorge,
ResponderEliminarSeja qual for a tua opcção haverá sempre algo passível de ser melhorado.
É a tua 1ª bicicleta de estada por isso não te espalhes ao comprido - Ou seja se fizeres uma má compra possivelmente fartas-te do "brinquedo" rapidamente.
Acima de tudo escolhe um produto equilibrado porque até que se desgaste o material muitos empenos ainda vais ter de apanhar!
Boas compras
Amigo Ginja,
ResponderEliminarDei uma vista de olhos na Canyon e me parece mt bem, a branca tem mt bom aspecto, as escoras e a zona do pedaleiro também me parecem bem. Na realidade esta dentro do teu orçamento. E repara… também começa por C…
Saludos
Viva.
ResponderEliminarAs Canyon são realmente a escolha mais equilibrada e com uma relação preço/qualidade muito boa.
Hoje comprei uma revista, a TOP Velo e vem lá um teste a alguns grupos, entre os quais o Ultegra.
A duração do teste foi de 14 meses e 14.000km feitos!!
Não faço de certeza tanta quilometragem.
Foi a primeira vez que comprei esta revista e parece-me bastante boa ao nível da informação apresentada.
Traz também um teste a uma Canyon Ultimate AL 9.0 e ganha o comparativo dos 1500 euros com a Lapierre Audacio 500, Wilier La Triestina e a Specialized Allez Comp.
A Canyon acusa 7,482kg se bem que não referem qual o tamanho do quadro.
Ganha em todas as áreas.
Contudo, após consultar o site, verifico que a bike está nos 1599 e não nos 1499 euros.
Como tinha referido num dos post's iniciais, irei visitar a Motovedras e mais outra loja, a das Ghost.
A escolha final, provavelmente irá para a Canyon.
De acordo com as opiniões postadas é a escolha mais equilibrada e mais certeira.
Obrigado,
Jorge Ginja
Jorge,
ResponderEliminarPorque razão não optas pelo modelo montado em Campagnolo Athena ai já tens os tais 1499€ e 11v ao contrário da que falas que pagas mais 100€ e tens apenas 10v.
Com as 11v podes usar uma k7 27-12 que com um 53/39 fz todo o tipo de terreno, isto sem necessidade de optares pelo sistema compact, pode usar ainda k7 27-12 ou 25-12, 25-11, 23-12, 23-11.
Quero com isto dizer que ficas com muito mais opções de andamento, basta para isso trocar a k7.
Por lapso referi uma segunda vez a 27-12 deves ler 29-12
ResponderEliminarBoas, achei interessante este assunto, sou o Medeiros de Seia "www.jmedeiros.blogs.sapo.pt" , aminha dúvida é a seguinte, a minha bike vinha com pedaleira tripla 52/42/30 e K7 25-12, não era mau mas eu já raramente usava o 30 (só para ir á Torre),ou seja andava sempre em 52/42 o que é um bocado pesado aqui para a zona da Serra da Estrela.
ResponderEliminarPor conselho de um amigo, há 15 dias montei um compacto 50/34 com K7 26-12 e não desgostei, mas perco velocidade em recta(dificil ultrapassar 50km/h), agora montei á experiência um 52/39 com o 26-12 e acho bom, menos ao fim de 100kms com subidas pela frente.
Comprei e vou testar este Sábado a K7 28-11 com o 52/39, senão volto ao triplo.
Que me aconselham?
Um abraço e boas pedaladas amigo Manso.
Jorge Medeiros
www.jmedeiros.blogs.sapo.pt
(tenho 38 anos, 82Kgs, 1,86m e pedalo há 18 meses, tendo perdido 18kgs, dos inicias 100kgs)
Boas Medeiros,
ResponderEliminarRecordo-me das fotografias que tiraste na 1ª clássica da Serra da Estrela!
Eu tenho o Compacto 50x36 e K7 25-11.
Obriga-me a fazer mais rotação, o que para mim é bom porque antes andava sempre com a talega até rebentar e depois nem para trás nem para a frente.
Com estas relações consigo equiparar-me aos 53/12 e 39/27 se bem que é algo estranho conseguir habituar o organismo a relações diferentes.
O prato 34 só para o BTT ou então para fazer a súbida de Loriga (O Angliru da nossa Serra)
Com a relação que referes K7 28-11 com o 52/39 dá-te para tudo, rolar, súbir e descer. Mas vais sentir grandes diferenças no escalonamento, isto é, com 10 velocidades (suponho) terás muitos "saltos" de dois em dois dentes e isso a rolar, e mesmo a subir resulta em "poços" que não ajudam à progressão. (Imagina o 19 é muito leve e o 17 já se torna pesado para uma determinada rotação - Por isso é que as K7 dos Prós às vezes são 11-21!)
Bem, então será melhor:
ResponderEliminar- K7 12-27 com pedaleiro 50-34
ou
- K7 12-25 com pedaleiro 50-39
Estas são as duas opções disponíveis na Canyon.
A primeira opção para mim que começo nas lides da estrada será mais suave e mais indicada e segunda obrigará a andamentos mais pesados?
Pessoalmente, no BTT, gosto mais de pedalar em rotação. Tanto é que meti agora um prato de 42 e retirei o de 44. Senti-me bem. Gostei mais do andamento que me permitiu. Quando pedalava com o de 44 tinha de fazer muita força e andava mais devagar. Acabava por abrandar e subir na K7, fazendo cruzamentos pouco saudáveis para a corrente.
Aldeano, as 11v obrigarão a mais afinações, ou melhor, será necessária uma atenção mais cuidada relativamente ás 10v?
Jorge Ginja
Jorge,
ResponderEliminarA cassete 12/27 para os pratos 53/39
A cassete 12/25 para os pratos 50/34
As 11 velocidades têm funcionamento similar aos das 10. Não afinam melhor nem desafinam pior!
Inverter o pedaleiro com a K7.
ResponderEliminarTenho de confirmar se poderão fazer essa alteração.
Isto se realmente se confirmar que opto pela Canyon. O que cada vez mais é uma certeza, tendo em conta as opiniões e feed-back.
Confirmei o peso de uma Canyon no tamanho 56 com 8,36kg ( http://www.forumbtt.net/showthread.php/3479-Quem-tem-bikes-de-estrada-que-se-acuse-e-mostre-aqui-as-suas-m%C3%A1quinas?p=640557#post640557 )já com pedais e um selim da Specialized. No site aparece com 8,10kg, por isso leva-me a concluir que serão os tamanhos 56 que apararecem referenciados.
Jorge Ginja
No meu caso particular desde que passei para 11v velocidades, passei a ter menos necessidade de afinar as mudanças, o desviador de 11v é mais rigido, o sistema mais preciso.
ResponderEliminarTem ainda a vantagem de ser mais suave o funcionamento.
Quanto aos pesos acho que estás a dar demasiada importância a isso, a bicicleta não se esgota na questão do peso.
Acho que existem outro pontos importantes que estás a relativizar.
- Conforto
- Rigidez
- Fiabilidade
- Medidas ( pedaleiro, recuo selin, quadro, avanço, guiador, etc...)
Uma bicicleta entre os 7,5Kg e os 8,5Kg é sempre uma boa bicicleta, por isso não olhes apenas ao peso.
Os pesos das bicicletas são quase sempre indicados na medida média ou seja o 54.
Amigo Manso,
ResponderEliminarObrigado pelos conselhos e por se lembras das fotos!
Eu a Loriga e Pedras Lavradas sempre fiz em 42/25
o problema é que com o 39/26 já na o tenho mais mudanças quando estou sem força, vou experimentar Sábado o 52/39 com 11-28, apite da próxima vez que vier a Seia sff.
Olhe que já tive o prazer de acmpanhar um senhor de 63 anos residente em França, que veio a Seia para subir a Estrela, fomos por Gouveia.
Com algum custo o ano passado subi À Torre por 7 vezes, 3 por Manteigas, 2 por Seia, 1 pela Covilha(saida e chegada a Seia) e 1 por Loriga,
Só duas de Manteigas é que parti de Manteigas, nas outras , sai de Seia e cheguei a Seia.
Muito tempo sozinho, é dificil e apetece desistir.
Grande Abraço
gosto muito do seu blog.
Jorge Medeiros
http://jmedeiros.blogs.sapo.pt/52432.html
http://jmedeiros.blogs.sapo.pt/95951.html
http://jmedeiros.blogs.sapo.pt/52182.html
http://jmedeiros.blogs.sapo.pt/14636.html
Andamentos k7 Shimano 10v
ResponderEliminarDurace
11-12-13-14-15-16-17-18-19-21
11-12-13-14-15-16-17-19-21-23
11-12-13-14-15-17-19-21-23-25
11-12-13-14-15-17-19-21-24-27
12-13-14-15-16-17-18-19-21-23
12-13-14-15-16-17-19-21-23-25
12-13-14-15-16-17-19-21-24-27
Ultegra
11-12-13-14-15-16-17-19-21-23
12-13-14-15-16-17-18-19-21-23
12-13-14-15-16-17-19-21-23-25
12-13-14-15-16-17-19-21-24-27
13-14-15-16-17-18-19-21-23-25
14-15-16-17-18-19-20-21-23-25
15-16-17-18-19-20-21-22-23-25
105
11-12-13-14-15-17-19-21-23-25
11-12-13-14-15-17-19-21-24-28
12-13-14-15-16-17-19-21-23-25
12-13-14-15-16-17-19-21-24-27
Andamentos Campagnolo 11v
ResponderEliminarTodos os grupos
11,12,13,14,15,16,17,18,19,21,23
11,12,13,14,15,16,17,19,21,23,25
12,13,14,15,16,17,18,19,21,23,25
12,13,14,15,16,17,19,21,23,25,27
12,13,14,15,16,17,19,21,23,26,29
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ResponderEliminarAplicação para fazer as continhas!
ResponderEliminarhttp://www.bikecalc.com
Agora não digam que não tem informação, escolham é bem, tendo em conta os diversos factores.
Caro Medeiros,
ResponderEliminarPermita me dar a minha opinião em relação há transmissão a colocar na sua ginga.
Com o perfil de terreno por onde anda e sendo um puro amador a opção só pode ser o sistema Compact.
Não me leve a mal, mas não creio que consiga extrair de um sistema tradicional mais rendimento do que no sistema compact.
Escolha bem a k7 atrás, que alías pode trocar com a maior das facilidades.
Creio que ficaria bem servido com a seguinte combinação
Pedaleiro
50X34
k7
11-12-13-14-15-17-19-21-24-28
ou
11-12-13-14-15-17-19-21-23-25
Eu no seu lugar escolhia a k7
11-12-13-14-15-17-19-21-24-28
Aldeano, a minha cassete é Ultegra com 11-25...
ResponderEliminarpessoal vou opinar outra vez...eheh. no meu caso andava com 39-53 com k7 27. passei para 39-53 com k7 25 e tou me a dar bem. acho uma transmassao muito justinha sem ter pocos de mudanca pa mudanca. mas... agora so para ´nos que ninguem nos houve é sempre bom ter la o 27 para aqueles dias que empenamos.
ResponderEliminarjorge nao compres a bike com ideia de complomento para o btt porque eu tambem vim do btt e tinha a mesma ideia. e agora entreguei me a estrada a ultima vez que fiz uma maratona foi no atv.(é claro qua as vezes pego na de btt) ate entao e sempre estrada, e com o grupo que temos de estrada e muito facil viciares te na estrada.e ate porque praticamente nao tens desgaste na bike de estrada. moral da historia tenta comprar uma bike porreira para nao gasteres guito 2 vezes. abraco
Caro Medeiros,
ResponderEliminarAlgumas etapas já eu tinha acompanhado pelo blogue. Quanto aos andamentos o prato de 34 dentes parece-me muito pequeno para quem vem de relações tão pesadas.
Quanto a mim seria de começar pelo de 36 dentes e depois, caso se justificasse, passava ao de 34.
Vamos com certeza encontrar-nos brevemente numa etapa serrana.
Abraços
Sérgio, não te esqueças que és um peso pluma e um trepador nato!
ResponderEliminarOs teus andamentos não são para pessoal pesado!
eu sei manso. é so para baralhar eheh
ResponderEliminarmanso e a etapa de domingo??????
Vou ver se publico!
ResponderEliminarAldeano,
ResponderEliminarNa Campagnolo não há K7 11-27?
Não, só o que está acima!
ResponderEliminarE eu não lhe nota a falta na nossa zona, enrolar um 53 x 12 bem aviado, já não é para todos.
Pois, lá isso é verdade.
ResponderEliminarMas assim dava para ter o melhor de dois mundos:
- Uma reserva para subir
- Um canhão para as descidas
Estou a falar dos pratos 53/39 à frente, obviamente!
ResponderEliminarOla pessoal boa noite!
ResponderEliminarEste grupo(2640) tem me sido muito útil,não só em estrada. Com estas discussões e esclarecimentos de dúvidas todos nós aprendemos mais um pouco!
O próximo investimento que gostava de fazer seria em rodas de competição,pois actualmente só tenho um par que tanto uso em treino como em prova( são as ultegra da shimano. Alguém conhece fórum sobre este tema ou alguma loja com bons preços nas rodas?
E que rodas comprar?
Obrigado a todos
Viva pessoal.
ResponderEliminarJá tenho a cabeça em água de tanta informação que tenho absorvido desde que iniciei este processo.
Com razão, e bem, o Aldeano sublinha o facto de que há outros factores a levar em linha de conta. O peso não pode ser o principal ponto de decisão.
A luta está renhida entre Canyon e Ghost.
Na Ghost, consigo um valor de 1500 euros e a loja pode fazer troca de selim, colocar pedais, trocar relações sem acréscimo ao valor.
Na Canyon tenho 11v e uma pequena diferença de equipamento, nomeadamente no espigão.
Como disse, a luta está renhida.
Vou fazer uma lista comparativa para melhor analisar cada uma delas.
Obrigado,
Jorge Ginja
Boas Pedro,
ResponderEliminarNão é preciso ires a um forum, convém é teres uma ideia do que queres comprar e se queres poupa comprar na net.
Vejamos, queres rodas exclusivamente para competir, certo?
1 - Quantos queres gastar ?
2 - Queres pneu ou tubular ?
3 - Vais usar lenticular na roda traseira ?
4 - Queres de perfil alto, totalmente em carbono, ou com a superfície de travagem em alumínio ?
1
Se quiseres tubular, totalmente em carbono, bom e barato, tens isto;
http://www.kompressor-bike.com/roues-carbon-kompressor-shimano-88mm-p-2883.html
2
Se quiseres pneu, em carbono e zona de travagem em aluminio tens isto;
http://www.bike24.com/images/products/p0416247.jpg
3
Se quiseres usar lenticular atrás pode optar entre estas;
http://www.bike24.com/1.php?pitems=50;content=7;navigation=1;menu=1000,4,123,30;mid=0;pgc=18:81
4
Para a frente para fazer conjunto com a lenticular tens isto;
http://www.bike24.com/1.php?mid=107;content=7;navigation=1;menu=1000,4,123,30;pgc=0
Enfim, tens inúmeras possibilidades, depende muito do que queres em concreto.
Pedro,
ResponderEliminarO Aldeano tem razão. Muito mais que sugestões tens de delimitar o orçamento/objectivos
Há muitas coisas à venda...
Abraço
Domingo apareces?
Jorge Ginja,
ResponderEliminarComeças a estreitar a escolha e é agora que a parte emocional deve ser considerada!
Seja qual for a eleita espero que venhas experimentar as nossas lides
Abraço
Manso,
ResponderEliminaro objectivo é procurar "rentabilizar" o investimento ao máximo e sim participar nas vossas pedaladas é uma prioridade.
Vou procurar "cravar" uma bike para dar uma voltinha, a solo, para verificar se o fato está à medida. ehehe
É verdade, a parte emocional começa agora a afiar as unhas, muito embora a racional leve vantagem.
Obrigado a todos pela excelente ajuda que me deram na escolha,
Jorge Ginja