domingo, 13 de fevereiro de 2011

Rescaldo da volta de 13/02/2011

A volta da maturidade!
Se há poucas semanas o grupo revelou alguma indefinição, na correcta abordagem às lides domingueiras, desta feita é de elementar justiça salientar a exemplar postura numa volta que pelas complicações climatéricas e de percurso foi gerida, quanto a mim, quase na perfeição.
Desde cedo se confirmaram os prognósticos de chuva. Logo à saída da Paz fomos confrontados com a certeza de uma volta molhada mas como ninguém se mostrou incomodado seguimos em frente.
Na chegada ao Gradil um Mini, acabadinho se ser acidentado por uns foliões, a confirmar que álcool e condução não rimam!
Na pausa cafeínada fez-se a contagem das almas. Eu, Aldeano, Nuno, Mário, Eduardo, Mesquita e o Joaquim que parece estar a ficar completamente adicto à estrada de tal modo que já tem na calha a aquisição de uma "bichinha do asfalto" num total de 7 unidades. Mais tarde juntar-se-nos-ia o Xico que veio apenas "desabafar as pernas" entre o Carvalhal e Torres Vedras.
O Andamento, sem ser necessário conversá-lo, desde cedo que foi optimizado para as circunstâncias, ou seja, em ritmo certo sem grandes oscilações, no meu caso aproveitado para fazer rotação em pedaleira pequena e no caso do Aldeano e do Nuno para relaxarem do duro treino da véspera em BTT.
Coincidiu com o fim de um ciclo de duras saídas e com a preparação para o próximo fim-de-semana onde se adivinham fortes emoções. Assim não havia grandes oscilações cardíacas, evitavam-se grandes variações de temperatura corporal e simultaneamente dava para ir conversando...
Com isto tudo, com os galos adormecidos, não se põe ordem no galinheiro!
Até ao Ramalhal o passo não castigou ninguém e o trio Mário, Joaquim e Eduardo, com este último a mostrar muito serviço, entram em pequenas picardias/brincadeiras que duraram até ao Outeiro da Cabeça onde se forçou na frente o suficiente para os largar.
Na rotunda agrupou-se rapidamente e na saída o Nuno leva novamente o trio "à aventura" até ao Bombarral enquanto eu e o Aldeano aguardamos o Mesquita.
A chuva não arrefecia os ânimos e demos continuidade à volta em direcção a Óbidos e depois à esquerda, por Reguengo Grande, para a Lourinhã, com uma paisagem deslumbrante a merecer rasgados elogios apesar da crescente pluviosidade.
Topo mais musculado feito no limite para ningúem ficar para trás com o Mesquita a fechar e mais uma vez a mostrar que com calma e no seu passo vai para qualquer lado apesar da idade bem mais avançada do que a média do grupo, com o Eduardo em posição intermédia a necessitar urgentemente de rever os andamentos (carreto de descanso 23 é para outras idades!). O Mário enquanto tem força morde a língua e depois morde tudo mas com aquela massa corporal a parte final fica-lhe longa. O Joaquim defende-se melhor nas súbidas mais ingremes e sofre muito nas partes rolantes feitas em força.
Com o grupo certinho emociona-se São Pedro e desaba uma torrente de água em cima de nós! Brutal, batida a vento, e ainda com tanto para andar...
A estrada deixou de se ver e transformou-se num imenso lago de água. Olhei o semblante dos companheiros de jornada e uns mudos e outros calados todos continuámos no nosso passo. (Para mim a pior parte foi no descenso para a Lourinhã com os pés a ficarem gelados).
Preciosos conselhos circularam entre todos - Obrigatório ir comendo regularmente, pedalar sempre, mesmo em "falso", e antecipar as travagens limpando os aros com toques no travão para quando fosse necessário abrandar não se apanhar nenhum susto desnecessário.
Passa-se a Lourinhã e num sítio de menor cota os carros a fazerem inversão de marcha. Água barrenta com profundidade crecente não foi o suficiente para demover o Aldeano de passar numa altura em que eu já ponderava desmontar para passar a vau!

O Nuno abanava a cabeça olhando perante tratamento tão indigno para uma bicicleta de estrada como a dele... Os outros seguiram apenas o caminho apontado e de uma forma ou outra todos se alegraram com a experiência.
O topo seguinte salientou os diferentes estados de forma e começou a preocupar com o Nuno a não se sentir nada confortável.
Na praia de Santa Rita verificava-se a fase crítica do trajecto com o avolumar dos quilómetros e com o Mário a anunciar que necessitava do conforto de um bolo e de uma cola. Paragem prevista nas bombas antes da zona da Encarnação onde ficou com o Mesquita.
Pouco depois um furo na minha roda traseira onde constatei que os Prorace da Michelin desaparecem como um fósforo. Tão macios e aderentes...
Durante a reparação o Joaquim que já vinha também com a conta entra em hipotermia e é obrigado a seguir com a companhia do Nuno.
A Picanceira foi feita nas calmas comigo e o Aldeano com o Eduardo "23" uma vez mais a passar mal desnecessariamente. Tréguas na Paz e despedidas longas visto que no próximo fim-de-semana vamos estar em várias frentes, assim o permita o tempo!

Total: 123 km, média de 27,70 km/h

15 comentários:

  1. A bicicleta estava tão suja e com tantas areias que tive de lhe dar uma banho!

    ResponderEliminar
  2. Olá colegas de pedaladas...ontem não foi mesmo um dia bom para estas coisas.A nós do triatlo tivemos um prova: o duatlo das Lezirias,não há muito a relatar pois fomos obrigados a desistir. Eu com um furo e ainda com 16km de btt para fazer e o nosso grande Estrangeiro devido a problemas fisicos,foi vitima do frio e entrou em hipotermia...mais provas virão,mas as sensações nesta até estavam a ser boas...

    ResponderEliminar
  3. Boas Pedro,

    Ontem ainda espiei um site com as classificações e acalentei a esperança de que pura e simplesmente não tivessem participado pelo muito mau tempo que se verificou!

    No caso do Estrangeiro como tem muito pouca massa gorda a gestão da temperatura corporal é bem mais crítica.

    Como sempre digo não interessa o n.º de vezes que um homem cai. Bem mais importante é a capacidade de nos levantarmos, aprendermos com os nossos erros e continuarmos em frente.

    Por isso não virem a cara à luta e continuem!

    Abraços

    ResponderEliminar
  4. Só por participarem e pela coragem de se porem à prova já têm o meu respeito.

    ResponderEliminar
  5. Equipamentos ciclismo 2640

    14 em 16 estão pagos faltam 2 regularizar o pagamento.

    Dos que pediram os equipamentos apenas o Paulo Pais e o Luís Runa ainda não efectuaram o pagamento.

    Ultimo dia amanhã 15/02/2011.

    ResponderEliminar
  6. Ora viva companheiros, realmente no Domingo só para destemidos e doidos!...
    J. Manso realmente aquela paragem nas bombas de combustível era inevitável, a luz cor de laranja já estava totalmente acesa, e pelo que me apercebi a do Mesquita não estava melhor, bem melhor ficamos depois de comer um delicioso salame e uma Coca-Cola, pior ficarão as empregadas de esfregão na mão, é claro repararão logo que não tínhamos vindo de carro, e lá fomos nós rumo a Mafra, regelados e sabendo o que ainda nos reservava os ânimos não são os melhores, logo no inicio de são Pedro da cadeira olhei para a nossa media [28.50 Kmh] e disse Mesquita temos de chegar a Mafra com media de 27 Kmh, pouco depois percebi que apesar do vento que estava o Mesquita tinha bom ouvido e garra, e a demonstrar que a idade só por si não conta, finalmente a desejada chegada a Mafra, mais uma superada e o objectivo, média de 27.20 Kmh.
    Boa semana com os respectivos comprimentos a todos

    ResponderEliminar
  7. Estimados,

    Este fim de semana foi em grande. No Sábado o treino com o Aldeano, o Marco Silva e o Ruka também a fazer o gostinho ao dedo, no Domingo o dilúvio que se abateu sobre o nosso “Plutão”, e na segunda-feira, já se pode contabilizar uma baixa. ESTOU DE CAMA… a Garganta não aguentou o tratamento de Domingo, e logo na noite de Domingo deu que fazer… (já não estava grande coisa durante a semana).

    Estou a tomar antibiótico, sem saber ao certo se é uma simples infecção na garganta o um síndrome gripal…

    Espero poder participar no Cartaxo, quanto mais não seja para lançar o sprint do Aldeano e do Marco.

    Vou informando do meu estado.

    Abraços

    ResponderEliminar
  8. Mário,

    Excelente desempenho! Tanto mais que pararam e arrefeceram (muito arriscado...).

    Penso que estão a agarrar muito bem as voltas, tendo a sensatez suficiente para aliviar nos momentos certos de modo a chegarem ao fim!
    Isso é uma qualidade determinante em duras e longas tiradas e que certamente vai dar frutos em voltas futuras.
    Abraços

    ResponderEliminar
  9. Nuno,

    É pena porque estavas num momento de forma muito bom e acredito que ias para um excelente desempenho.

    Recupera rapidamente!
    Abraços

    ResponderEliminar
  10. Boas Pessoal,
    Eu acho que em vez de bicicletas deveriam ter levado kaiakes, pela descrição do Manso. Bolas que intempérie tão grande que a juntar á dor de pernas do dia anterior decidi ficar mesmo por casa.
    Bravo aos destemidos.
    As melhoras Nuno!

    ResponderEliminar
  11. Boa noite,

    A processo de recolha dos valores em relação ao equipamentos está praticamente concluído.
    Dos que pediram os equipamentos verificou-se que o Paulo Pais e o Luís Runa não regularizaram o pagamento, tendo indicado que afinal não queriam os equipamentos que haviam pedido.
    Aguardamos neste momento o fornecimento de uma amostra final do equipamento por parte do fabricante para depois procedermos há sua análise, após essa fase faremos a encomenda dos equipamentos ciclismo2640 de todos os que efectuaram encomenda.
    Farei logo que possível o envio por mail da lista final dos equipamentos a encomendar, onde podem verificar quantidades e medidas e proceder a qualquer correcção que considerem pertinente.

    Abraço

    ResponderEliminar
  12. Ora viva companheiros
    Mano em tão de choco, bem me farto de avisar, treinos e Chicas não dá, pois é claro ficas fraco ou pior ainda podes precisar de ajuda, não seria problema só que não estou em Espanha, segue o meu concelho fás mas alternadamente.
    Mano as tuas rápidas melhoras um abraço.

    ResponderEliminar
  13. Boas

    Nuno doente por causa deste dia!Um dia tão bonito eheheh
    As melhoras rápidas.

    ResponderEliminar
  14. Um dia quase solarengo Rocha!

    Aliás tal como estes últimos com um tempo fantástico para treinar... natação! Bem a propósito é o que eu vou fazer de seguida.

    ResponderEliminar