segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Rescaldo da volta de 10/01/2010


Às 07h00 já eu estava a pé, com o meu puto mais novo com cólicas, pelo que fiquei manifestamente satisfeito por verificar que não estava a chover!
Soprava uma brisa ligeiramente "acelerada" pelo que pensei "fixe, se apanhar o vento de frente parece que estou a fazer montanha!"
Já de saída lembrei-me de levar o impermeàvel, não fosse o caso de aquelas nuvens com ar ameaçador cumprirem os piores prognósticos. A temperatura estava fresquinha pelo que o andamento foi, desde cedo, de aquecimento acelerado.

Na Paz não estava ninguém, assim como na Murgeira. Como estava ligeiramente atrasado pensei que no Gradil as tropas já deviam estar a tomar o café para abrirem o apetite. Afinal o pelotão resumia-se à corajosa e louca presença do Sérgio que tinha estado suficientemente doente para não ir ao jantar mas que recuperou o bastante para enfrentar os 3 ºC que se verificaram em grande parte do percurso.

A parte inicial compreendeu deslocação até à entrada do Carvalhal, com desvio à esquerda em direcção à Ventosa e Casais de Pedrulhos. Ritmo vivo, sem ser de castigo. Daqui em direcção à St.ª Cruz, onde fomos brindados, à chegada, com uma bela chuvada que quase que me fazia vestir o impermeàvel. A temperatura baixa conjugada com o vento estavam a fazer estragos. Os pés arrefeceram bastante e as mãos acusaram o tratamento. Não poderia haver lugar a abrandamentos com riscos de hipotermia, por isso aumentei um pouco o ritmo. O meu fiel escudeiro começava a acusar o desgaste extra motivado pelos dias de doença e começou a perder o comboio. O Problema não era tanto o passo imprimido mas sim os elevados regimes cardíacos que o impediam de ter desempenho normal.

Rumámos ao Sobreiro Curvo e a A-dos-Cunhados. Nas súbidas alegrava-se o Sérgio, ainda que em momento algum o tenha sentido confortável. Até ao Ameal o vento continuou sempre a castigar-nos. Refira-se que o maior problema com este residia no facto de não haver uma orientação principal. Raras vezes soprava de costas e conseguiamos rolar nas calmas a 60 km/h, na maioria fazia-nos atirar para o meio da estrada ou para a valeta, e de vez em quando soprava de frente pelo que a pendente suave da estrada se transformava numa súbida acentuada que obrigava a esforços redobrados.
No Ameal virámos para Torres. Na súbida até à rotunda o Sérgio vem na minha roda e sem abrandarmos fizémos a súbida em ritmo muito vivo. Depois disto e até Torres Vedras seguimos em ritmo calmo. Curiosamente neste troço cruzámo-nos pela primeira e única vez com colegas do pedal... (Vá-se lá saber porquê...).
Na súbida de Catefica as agruras do Sérgio agravaram-se e para ajudar à festa na passagem pelo Turcifal caiu uma chuvada que me obrigou a vestir o impermeàvel.
Quando larguei o Sérgio na Murgeira este conseguiu esboçar um sorriso. Até aqui 85 km de sofrimento que atestam o carácter do homem!
Nesta zona o sol tinha aberto pelo que resolvi dar um esticão às pernas em pedaleira grande. Fui até à Picanceira, St.º Isidoro, Achada e finalmete Mafra, não sem antes ter amargurado a passagem pelo Sobreiro em 50/23 com ventania frontal que me atirou o ritmo cardíaco para regimes proibitívos.
No total consegui fazer 115 km para quase 4h30m.

12 comentários:

  1. Boas pesssoal,

    Bem,continuando a conversa que tive ontem com o Manso sobre a minha não ida no domingo derivado as minhas condicões,resolvi ontem ir ao SAP de Mafra por volta das 7pm.
    Pensando eu que era mais uma constipação sazonal!!
    Depois de ter feito todo o check-up com a Medica,pergunta-me ela se não tinha dores no corpo,ao qual respondi:algumas!!
    Resumindo e concluindo:infecção pulmonar tal que não posso sair a rua até Sexta,porque tou a escassos metros de uma BroncoPneumonia.
    Tá bonito esta merda!!!

    P.S.Manso rato não inválido...

    Rocha

    ResponderEliminar
  2. Rocha,
    És um sortudo.

    Vais estar até sexta a descansar e no fim-de-semana já podes andar! Imagino os rolos até lá...

    ResponderEliminar
  3. Continuas a ser um rato porque isso só apareceu ontem...

    ResponderEliminar
  4. boas. e verdade foi um bocado doido termos saido com aquele tempo! ainda por cima com a gripe que tava. as vezes parecia que me tavam a puxar para tras! quando tentava acelarar o batimento parecia uma flecha a subir!mas axo que fez bem tou quase recuperado!rocha as melhoras. o mau tempo nao nos larga assim e dificil! sergio

    ResponderEliminar
  5. Companheiros

    No Domingo levantei-me às 7h00 da matina para me encontrar convosco. Espreitei pela janela e vi as árvores em frente a quererem passar da posição vertical para horizontal. Foi precisamente isso que fiz a seguir, com sucesso, a bem dizer. As melhoras Rocha. Abraços a todos. Dario

    ResponderEliminar
  6. Boas pessoal,

    Parece que anda tudo doente ou para lá a caminhar!

    Por "solidariedade" lesionei-me na semana passada a jogar futebol numa costela, (a bem dizer agravei a lesão ontem na natação), e vou amanhã ao hospital porque não consigo respirar. Espero recuperar até domingo para vos poder acompanhar.

    A volta será marcada na quinta-feira à noite. Agradecia que fossem dando sugestões para tentarmos diversificar e ir de encontro às pretensões dos diversos elementos do grupo.

    ResponderEliminar
  7. Aproveito para saudar as diversas visitas e comentários recebidos.

    Bem-vindos!

    Abraços a todos

    ResponderEliminar
  8. Pois é,

    Saber gerir é muito importante, um treino só rende se for feito em condições e se o pudermos aproveitar.
    Não vale a pena treinar um dia e estar uma semana parado doente.

    Aldeano

    ResponderEliminar
  9. Boas Aldeano,

    Nota que esta lesão nada teve a ver com o treino de domingo.
    Mas concordo contigo quando referes que um dis pode arruinar uma semana.

    Já te respondi à parte nutricional

    ResponderEliminar
  10. Já li e deixei resposta.
    Os hidratos são o combustível, os aminoácidos e as proteínas o óleo que regeneram o motor, neste caso os músculos.
    Quando ingerimos hidratos estamos a abastecer os músculos de combustível e para isso podemos recorrer na maior parte dos casos a alimentos.
    Os suplementos são um complemento.

    Cumps

    Aldeano

    ResponderEliminar
  11. Boas pessoal,

    Obrigado pelas melhoras.
    Manso não vás ver disso e depois acontece-te como o outro: CATIVEIRO

    É verdade,eu acho que deviamos fazer uma vakinha e comprar um MAGALHÃES ao Paulopais ahahahah

    O xico tá euforico já lhe chegou o grupo ULTEGRA.

    Abraços
    Rocha

    ResponderEliminar
  12. Boas,

    A ver se o Chico aparece. Sempre é mais um para ajudar à festa!

    ResponderEliminar