segunda-feira, 22 de março de 2010

Rescaldo da Clássica Loures - Évora 2010


O domingo começou ainda mais cedo do que o habitual. Com a indumentária preparada na véspera tudo correu conforme planeado para poder estar a tempo e horas da partida em Loures.
Na chegada ao local de concentração, muito bem escolhido, para tantas gentes que compareceram à partida, dou com o Jonas já em exercícios de aquecimento. Mais ao lado o PP distribuia simpatia e cumprimentos enquanto o Xico passava pomada de aquecimento nas pernas. O Rocha estava ainda entregue às mudas de fraldas da filha pelo que tardou mais algum tempo a chegar.
Desta vez tive tempo para montar a bicicleta nas calmas, verificar as últimas afinações, ir trocando cumprimentos com o pessoal conhecido e mexer um pouco as pernas.
Desde logo constatei que o pelotão iria engrossar significativamente e à medida que o tempo decorria o número de unidades era ainda incrementado por grupos que foram chegando. Segundo algumas fontes só de participantes Audax compareceram 101 unidades pelo que se acrescentarmos os que se inscreveram para regressar no autocarro, os Ciclomix e muitos outros que regressaram pelos próprios veículos facilmente se constata que as duas centenas de participantes não eram uma miragem... Inclusivé o número de automóveis a acompanharem o desenrolar do evento, com muitas famílias a tirarem inúmeras fotografias, deixava facilmente transparecer que havia algo de substancialmente diferente das outras voltas domingueiras.
A maturidade destas voltas acontece quando verificamos que cada vez menos pormenores ficam ao acaso e exemplo disso foi a partida à hora marcada devidamente assinalada e ainda anunciada com cinco minutos de antecedência. Os nossos estávamos todos próximos mas na azáfama da descolagem acabei por sair com o Xico ligeiramente atrasado. Com cerca de uma centena de unidades na nossa frente desde logo anuimos na necessidade de melhor nos colocarmos visto que mais parecia que estávamos numa maratona de BTT em que os mais apressados se colocam à frente para imporem ritmo vivo e quem se deixa atrasar fica votado ao castigo de tentar recolar.
Não foi bem o caso mas pelo que li e pelas impressões que troquei no final da volta algumas unidades menos habituadas a estas lides começaram logo "sufocadas" pelo ritmo que desde muito cedo foi controlado pelos Ciclomix. Estes vinham com intenções de discutirem a volta e afirmaram-no sem preconceitos. (Curiosamente quando passei pelo Ricardo falámos sobre a atitude destes e este confidenciou-me qual achava que era a aposta deles - Eu discordei mas apenas com um abanar de cabeça)
Até Vila Franca em cadência certa tive oportunidade de verificar o posicionamento dos nossos. O Rocha alertou-nos para a necessidade de um bom colocamento na entrada do empedrado e a minha atitude foi a de me colocar logo na frente. Aqui verifico que os mais interessados num bom desempenho se marcavam de modo a ninguém ser surpreso por quedas ou quebras motivadas por outra qualquer ocorrência.
Na passagem pela ponte acelerou-se o ritmo! No ponto de maior pendente passou-se acima dos 36 km/h e na descida acelerou-se para não se baixar dos 40 km/h durante a longa recta. Aqui é obrigatório destacar o trabalho do Capela que carregou durante muitos minutos o pelotão agora esticado. Algumas mexidas na frente com os Ciclomix a ensaiarem movimentações que lançaram alguma confusão e a resposta dos Pinas que desta vez parecia que vinham com a lição melhor estudada. Destes destaca-se a presença do Salvador, Evaristo, Capitão e um outro elemento do qual não conheço o nome mas que gostei de ver pedalar. Nisto telefona-me o Xico a dizer que estava em Vila Franca!!!! - Tinha-lhe caído a bolsa das chaves. Informo-o de que era impossível parar o comboio que ia já em ritmo de cruzeiro fixo e grito-lhe para se tentar meter na "roda" de algum carro de apoio e para vir ao nosso encontro... só não lhe disse que basicamente estava literalmente "lixado" visto que mesmo que se colasse todo o esforço dispendido teria obrigatoriamente de ser pago mais à frente.
Os quilómetros iam passando sempre a bom ritmo com média próxima dos 37 km/h e sempre com o mesmo grupeto da frente a pagar as despesas. Se inicialmente os Ciclomix tomaram as rédeas do enorme pelotão agora era a vez dos Carboom pagarem a maioria das despesas sem preconceitos nem pudores em gastarem energias. A bem da verdade o ritmo era bom mas a volta estava algo monótona na medida em ninguém contestou a liderança nem ninguém fez mudanças de velocidade dignas de registo.
Nesta fase rendi apenas uma vez o Capela para acelerar um pouco mais as coisas. Alguns minutos que deram para subir o pulso para os 175bpm e para verificar as impressões do organismo. Assim que abro para dar lugar a outro o PP passa-me uma reprimenda, com razão, visto que isto saía fora do acordado na véspera.
Curiosamente o puto André vem ter comigo a pedir-me para pararmos para verter águas. Estava com má cara o rapaz. Não é que não houvesse vontade mas fazer meio fundo para apanhar um comboio que se desloca a 40 km/h... Mais algumas trocas de palavras entre os homens da frente e decide-se para em bloco. Infelizmente não só não pararam todos como ainda deixaram em último o homem que até aí tinha feito a maioria das despesas da volta! O único aspecto positivo foi que na meia dúzia que ficámos juntos se inseriu o Xico. Dos que conheço estavam o Pedro da Carboom, o Capela, o Freitas, eu e mais dois elementos. Faço sinal ao homem do Carvalhal para se meter na minha roda e atrás do pelotão que estava a uns 400 metros. Entre todos e com o Freitas a gritar serenidade lá nos inserimos nas posições que traziamos anteriormente.
Na rotunda de Pegões vira-se à esquerda e o vento aparece a castigar quem vai à frente. Aqui é imperativo destacar o excelente trabalho de um homem dos Duros do Pedal que esteve fabuloso por muito tempo na frente e que quando foi rendido mostrava o semblante carregado pelo esforço. Logo ali lhe prestei homenagem e congratulei pelo fantástico trabalho e aproveitei para fazer mais um ligeiro turno. O Jonas também passou um breve trecho pela frente, nesta fase.
A título de curiosidade tenho de destacar um fenómeno que baptizei por "electromagnetismo ciclista" e que consiste no seguinte: A esmagadora maioria dos ciclista que lateralmente acelera e começa a ultrapassar outros elementos à medida que se aproxima da frente sofre o efeito de uma força "magnética" que os impede de passar os quatro primeiros lugares da frente. É recorrente e chega a ser irritante! Custa alguma coisa passar pela frente e encostar à direita? Deve custar. Causa no entanto embaraços a quem tem de abrir para os deixar entrar na roda do elemento precedente.
Na aproximação às Vendas Novas não facilito e nunca deixei de estar na frente. Aliás pelo posicionamento pequei sempre por excesso preferindo levar com o vento do que com os esticões do meio do pelotão. Na entrada entregam-me o comando das operações e meto passo constante de modo a minimizar o efeito das rotundas. Na saída mais um ataque de um elemento. Não consigo perceber porque é que não se deixa sair um homem isolado e não se responde com aceleração constante e progressiva... Não! Sai tudo em pânico ao esticão como se a meta estivessse a 100 metros. Suponho que os efeitos no seio do pelotão sejam devastadores visto que a onda demora mais tempo a chegar e causa normalmente mais danos.
Na aproximação a Montemor o andamento começou ser mais cauteloso, sem ninguém a querer definir ritmos. Mais uma vez meto-me nas primeiras posições para ter forma de responder com mais calma a eventuais ataques. Como não conheço o percurso dou por mim na frente a fazer a súbida imediatamente antes de Montemor a 27,5 km/h com o ritmo estabilizado nas 177 bpm. Para mal dos meus pecados a súbida de Montemor era a seguinte... Bom a mesma estratégia teria de servir. Na primeira metade ninguém me rendeu, até que ataca o PP! Estava na hora de pôr toda a "carne" no assador e a maioria começa logo a ficar pelo caminho. Na parte final perco cerca de 150 metros para a frente com o Rocha e o Jonas um pouco mais atrás. Assim que atinjo o topo meto o Hugo de Aruil (Ciclomix) na minha roda acelero até aos 56km/h e disparamos em direcção á frente. Infelizmente estes não deram continuidade ao trabalho que rompeu o pelotão e permitiram que muita gente se colasse num ritmo mais calmo. Foi o caso do Rocha e do Jonas que pouparam recursos. Na dificuldade seguinte passo melhor mas apercebo-me de que as forças estavam a decrescer muito rapidamente. No terceiro topo descolo novamente e sou obrigado a novo sprint para recolar. O PP chama-me e diz-me que era a minha hora de atacar, o Rocha oferece-me a roda para me lançar na fuga mas sou obrigado a declinar e sofro muitíssimo para não descolar na dificuldade seguinte, com o homem da Venda aos berros a puxar por mim.
Nesta fase passei a desenvolver um movimento pendular - Nos "topos" passava para a rectaguarda e nas descidas recuperava posição na frente. Estive cerca de 30 minutos com média cardíaca acima das 175 bpm e pelo meio das dificuldades ia conseguindo meter o meu passo e fazia acelerações na frente do pelotão. Isto sucedia pricipalmente pela manifesta falta de iniciativa e porque a meta já estava logo ali à frente.
Nos topos o Ricardo ora definia andamento ora respondia aos ataques constantes dos Ciclomix. Os nossos agarravam-se com unhas e dentes! Num dos ataques o André ganha uma boa vantagem e o meu derradeiro esforço foi feito na perseguição a este. Depois disto sempre em quebra até que acabei por descair no último quilómetro.
No sprint final saiu mais uma vez o André que ganhou com todo o mérito visto que atacou, lutou, deu o peito ao vento na parte final e num esforço e estratégia de equipa, que quanto a mim foi a mais racional do pelotão, limpou! Repito as felicitações que lhe enderecei.
Em segundo o Freitas a culminar um bom trabalho do Ricardo e no último lugar do pódium o PP, a nossa "Velha Raposa" (GRANDE!). No top ten o Jonas e logo depois o Rocha (Parabéns malta!)
Como balanço interessa referir o seguinte: Estivemos bem e contribuimos positivamente para uma bela manhã de ciclismo. A nossa imagem de marca é o sentido de humor e a simpatia, com vários elementos a falarem-me do nosso blogue e do quanto se divertiam com as nossas aventuras.
O aspecto menos positivo é o dos nervos miudinhos e da azia que algumas pessoas trazem para estes eventos. O maior prémio é o de participar com boa disposição.
Fiquei ainda gradavelmente surpreso com vários elementos já entradotes na idade que me diziam que era um prazer poderem rolar com a malta mais jovem naquelas velocidades - O tempo passa mas o espirito continua jovem!
Para finalizar uma referência à boa disposição durante o almoço e na viagem de autocarro. Àqueles que estiveram mais próximos, nomeadamente o Sr. Abel, o João do Brinco e o pai do Zé-Tó, digo que foi um prazer partilhar as vossas histórias.
Até para o ano!

16 comentários:

  1. Desculpem a ausência de fotografias mas ainda estou à espera que o Rocha acabe a formação informática que anda a fazer com o PP para me poder enviar as fotografias...

    ResponderEliminar
  2. mais um belo rescaldo. mais uma vex parabens manso. tocaste na palavra chave:simpatia e boa disposicao! e isso mesmo! epa nao me digas k e desta k o pp vem ao blogue???????????? sergio. p.s: aldeano como correu a tua prova?

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns companheiros do Ciclismo 2640. Estou muito orgulhoso dos meus colegas de treino. Manso, a tua crónica deixou-me as pernas a fervilhar. Quando é a Clássica Ota - Fátima - Ota ? Se for no dia 2 de Abril (6a Feira Santa) contem comigo ! Preciso de fazer Km

    Abraços

    ResponderEliminar
  4. Boas pessoal,
    mas que bela classica!!
    Manso fantastica a tua cronica, parabéns ao ppl do ciclismo 2640.
    Dario não vais fazer o G100?? é no dia 3 De Abril!!

    ResponderEliminar
  5. Boas amigos

    Então é assim:

    O nosso "internacional" esteve em alta em Almodôvar! Nos dois dias e três provas trabalhou como um cavalo de batalha, aliás como é seu apanágio, e colheu enormes elogios pelo sacrificio mesmo junto dos adversários. A classificação oficial não sei mas o prémio por equipas, por escalão (salvo erro) vai para eles. Quanto à classificação individual foi obviamente sacrificada aos objectivos colectivos.
    Mais uma vez fica demonstrado que para ser grande é necessário muito mais do que só ganhar!
    Abraços

    ResponderEliminar
  6. Eu no próximo fim-de-semana vou andar convosco mas na semana da Páscoa vou para a Guarda fazer um estágio na Serra da Estrela (assim o permitam as férias que ainda tenho de 2009...). Por isso não vou estar. Gostaria que nesta próxima volta pudessemos tirar a fotografia de grupo para a "capa" do blogue. O que é que acham?

    ResponderEliminar
  7. Oi Pessoal

    Ruka, parece que a próxima clássica dos Pinas é no dia 11 de Abril. Assim, volto a ponderar ir ao G100 (uma das minhas provas preferidas de todo o circuito nacional). Existe porém um entrave: no dia seguinte, domingo de Páscoa, vou levantar-me às 4h30 da madrugada para fazer 1300 Km de automóvel...Por isso vou ponderar muito bem...

    Manso, venha de lá essa foto dos boiolas de calção de licra justinho. Eu tiro a minha só com o espigão, sem selim, pode ser ?

    Abraços

    ResponderEliminar
  8. Boas pessoal,

    Manso o problema das fotos é que a minha mulher não sabe do cabo usb(mulheres),mas vou ver se arranjo outro.

    Quanto a foto o sergio leva a mini saia do show do maxim,s.

    ResponderEliminar
  9. boas pessoal do pedal. uma fotinha de grupo e sempre bem pensado. rocha a roupa k usaste no carnaval vais vestila outra vez. e a farda do teu part time por isso ja tas habituado! n te esquecas e de tirar a cor das unhas.eheheh. sergio

    ResponderEliminar
  10. Pronto, já está tudo maluco!

    Mas o que é isto!?!? Um festival dos que dão para o outro lado? Só falta o Aldeano com rimel nos olhos e lábios pintados... E para acabar a festa o Ruka e o Pedrix (que devem vir andar connosco) com uns pompons aos saltinhos...
    Já agora o Rocha de enfermeira e o Sérgio de cabedal e chicote a arrear no Dario!
    O Jonas e o João da Murgeira vestidos de bófias com mini saias... e ainda podemos juntar o Xico e o PP de travestis sadomasoquistas...
    Se pensam que eu vos tiro uma fotografia neste estado é melhor trazerem o colete de forças também.

    ResponderEliminar
  11. eheh. era fixe era o people aparecer todo.sergio

    ResponderEliminar
  12. Cambada da bicharia ehehehehehe,ó Dario não te esqueças que da ultima vez que fizeste o numero do selim ficaste um mês sem cagar eheheheh.

    Bem já parei de rir,agora a sério Manso vou-te mandar já as fotos tou farto de levar contigo.

    ResponderEliminar
  13. fonix..que cambada de cabras este blog..qualquer dia arranjam um polidesportivo pa tomarem banho todos juntos aos domingos depois do endurance..LOOOOOOOOOOOOOOOOL
    Manso aguenta la a maquina que eu ando com pelos de 5 cms e ainda me falta perder umas graminhas no abdomen..ehehehehe
    agora a serio,tou a pensar aparecer este domingo,se a volta nao passar dos 140kms nem a media dos 35kms/H.
    os cafes sao por minha conta,levo nota, só preciso de ficar com um eurito pa coca-cola pa nao chegar a casa com ela à mao..ehehehe

    ResponderEliminar
  14. Bem que gayzisses pá!!!!
    ò Rocha essa do espigão pôs te inveja??Ficás-te com ele a pulpitar!! ahahahahahah
    Pedrix, O rocha empresta-te o cortador de relva!!

    ResponderEliminar
  15. Finalmente o Rocha mandou-me ass fotos.
    Acho que foi o PP que o ajudou a ligar o PC.
    O grande problema foi andarem na rua à procura do "Sr. USB" para efectuar a ligação. Por fim lá apareceu o Urubu Sapinho Benedito que os ajudou.

    ResponderEliminar
  16. Oi pessoal boas

    Combinem lá bem o dia das fotos, para eu ir ao

    cabeleireiro fazer uma permanente ou uma mize...

    Ps - levo base e rimel pa todos...

    abraços (Já vendi a "carroça"

    Xico Aniceto

    ResponderEliminar