domingo, 28 de março de 2010

Rescaldo da volta de 28/03/2010



A volta dos passarinhos!


Na chega à rotunda da Paz encontro o João Rodrigues a caminhar ao lado da bicicleta com a roda traseira literalmente "lixada". O breve diálogo que consegui ter com ele referiu-se à vontade que ele tinhe em conversar amigavelmente com o sujeito que dias antes lhe "arranjou" a roda e que pode ser resumido à fotografia que anexo...


Problema ultrapassado com uma ida e volta à Murgeira para levantar e entregar uma roda sobressalente. Entretanto tinha chegado o Sérgio e pouco depois apareceu o Aldeano. Mais uns minutos e surgiram o Ruka e o Pedrix, sendo para o este último o baptismo nas nossas lides domingueiras. Na final da descida para o Gradil reúne-se-nos o trio Dario, Jonas e o Paulo Pais! Depois de tantas semanas, arredado por iniciativa própria, eis que o massagista da Caneira comparece à convocatória e não deixou de se fazer notado.

Para finalizar, o Rocha que já estava recuperado do pânico de achar que o tinhamos deixado em terra. quando deu conta que era o único no café do Gradil e teve de dar corda aos sapatinhos sem pagar a despesa porque vinha atido à notinha do Pedrix e não queria sobrecarregar a bicicleta com peso excessivo.

Até ao Sobral da Abelheira os cumprimentos e as conversas impediram a formação regular do pelotão assim como mais uma paragem do Ruka que deixou cair o cantil num breve troço de btt que fez as lágrimas correrem pela face do Rocha quando verificou que um pingo de lama se tinha depositado no guiador da sua bicicleta. (teve inclusivé de ser confortado pelo Aldeano).

A súbida do Sobral não teve história e até à Picanceira começaram a fechar-se os espaços.

Depois destes acontecimentos e já muito melhor organizados faço o primeiro turno com andamento regular. Relevante apenas o atropelamento, pela minha pessoa, de dois passarinhos que tiveram o condão de dar azo aos mais diversos comentários .

Na chegada ao topo de São Pedro da Cadeira acelera-se ligeiramente e logo na descida o PP sai de esticão a motivar sorrisos e a desestabilizar o andamento certinho do grupo. Depois deste precalço o Aldeano faz um longo turno conduzindo o pelotão a boa velocidade até à Santa Cruz onde o PP lança mais um raide. Na zona da praia de Santa Rita, finalmente, um topo serenador de conversas, que por ser muito curto não causa demasiados estragos mas que é sucedido por uma descida e logo depois pela maior dificuldade que é a súbida para Ribamar (curiosamente as duas terras homónimas têm súbidas interessantes). Aqui arrancamos todos juntos mas pouco depois começam a registar-se fracturas na estrutura do grupo. Os mais resilientes foram o Aldeano, Dario, João Rodrigues, Sérgio e Jonas, com estes dois últimos a defenderem-se bem nos seus terrenos "genéticos". Os outro optámos por andamentos mais ligeiros sendo de registar uma quebra no Rocha que confessou ter entrado com a pulsação demasiado alta e por isso nunca esteve confortável nesta súbida. Abrandou-se à frente e de novo em aceleração para a Lourinhã, com quase todos a terem hipótese e vontade de passarem pela frente.
Daqui ao Bombarral regista-se a parte mais interessante do treino, na minha opinião, que consiste num falso plano ascendente e em algumas súbidas a serem feitas em pedaleira grande. O primeiro turno é meu e senti-me bastante confortável a rolar com uma ligeira brisa contrária ao nosso sentido de deslocamento. Na aproximação da súbida sou rendido pelo Aldeano e João e peço-lhes que mantenham andamento sem forçar mais. Para mim foi um excelente treino visto que nunca baixei de andamento, a espaços forçando e noutros momentos conseguindo recuperar batidas. Durante este trecho o PP teve mais algumas saídas que nesta fase foram muito bem vindas porque o Aldeano em vez de sair de esticão no seu encalço forçou continuamente a aproximação. Resultado o ritmo foi incrementado mas sem ninguém descolar verdadeiramente.
Naquela localidade onde usualmente se ingere alguma cafeína houve lugar para uma pausa, aproveitada para ingestão de alimentos e hidratação. Eu tomo a primeira granada, que é como os meus parceiros gentilmente baptizaram as latas de bebida energética que levei e decidimos regressar por Torres para não alongar em demasia a volta e para podermos regressar em grupo visto que a estreia do Pedrix estava já a causar-lhe danos.
Na súbida para o Outeiro da Cabeça o ritmo foi suavemente progressivo, com o Rocha a pedir mais andamento (Devia ser para ajudar a tratar da saúde ao amigo Pedrix...).
No topo do Ameal o Dario assumiu entretanto a frente levando-nos a bom porto sem perder muito lastro.
Na passagem por Torres peço ao Aldeano para não forçar para irmos todos juntos na súbida para Catefica. O Prof. Dario estava a entrar em paragem cardíaca pelo que decide forçar na parte final com o Rocha a arrancar no seu encalço. Inicialmente o poupadinho da Venda recuperou uns metros mas á medida que os segundos passavam começou a ter problemas sério em aguentar a passada larga do maratonista do Turcifal. No topo nova paragem para compor o tubo de selim do Ruka que motivou nova série de piadas de bom tom e gosto. No arranque eu e o Rocha atrasamo-nos porque o Rocha fiicou ofuscado com o brilho do quadro da sua Six e não deu conta da partida do comboio.
Reunidos no caroço do Turcifal e quando se esperava o resto de volta sem incidentes nem reparos eis que o PP lança mais uma série. Era tempo de levar a bricadeira até ao fim! O Aldeano dá o toque de reunião e lança a perseguição. Até Barras sempe a forçar com o veterano a fazer a maioria das despesas e a passar o PP e ainda o oferecer-lhe a roda. Bom ritmo com alguns a ficarem tresmalhados pelo caminho e com outros a passarem por dificuldades. No final quando cessam as hostilidades mais uma vez o artista da Caneira torna a sair com o Dario a aplicar-se para o fazer largar já com o cruzamento do Gradil à vista. Enquanto fazíamos a reunião do pessoal as opiniões eram unânimes. - "Bom treino!" com o PP a ser o mais entusiasta da qualidade da volta.
Em descompressão começamos a subir o Gradil apenas com a ausência do PP que regressou a casa. A registar, com toda a justiça, a vontade do Rocha em querer "sprintar" na chegada à Murgeira e a ficar pregado quando incrementámos o passo em 2 km/h! Mais hilariante apenas a imagem do homem agarrado ao sinal com as cãibras a ameaçarem-no e a chegada do Sérginho "preso por arames". O Dario inverteu a marcha, o Jonas Sérgio e João Rodrigues viraram à direita e o resto seguiu para Mafra.
Nas despedidas finais, na rotunda da Paz, o Rocha informa que quer ir a pedalar até à Venda (bem visto o seu estado só foi a estragar...) e despede-se. 500 metros depois eu e o Aldeano temos de travar para não o obrigarmos a despedir-se outra vez!
Fica o Aldeano e vou com o duo Pedrix e Ruka (que prometeram voltar no próximo fim-de-semana) a mostrarem satisfação pela voltinha. O Pedrix chegou maltratado mas teve uma boa estreia com o Ruka a claudicar na parte final.
Da minha parte só tenho a dizer que continua a ser um privilégio ter-vos como companheiros de treino!
Bem hajam.
Distância final - 125 km (cerca de 120 em grupo) para média de 30 km/h com 1621 m de acumulado
Mapa powered by Diesel V8 - Aldeano in Gpsies.com

11 comentários:

  1. Só queria agradecer o vosso companheirismo neste meu 2º treino de grupo da epoca.2010 tá aí e finalmente ja é pra mim altura de largar os meus confortaveis e educados treinos a solo,sabendo por isso que o treino de hoje era pa passar no elastico e no descola/recola,quase sempre afogado e com a perna bem carregadinha acido lácteo.
    Tambem queria transmitir-vos o que pra mim foi o momento do dia.Numa das minhas recolagens ao grupo,creio na zona do Outeiro da Cabeça,na 2a metade da volta.Depois de descolar mais uma vez e perder uns 75m,no momento em que chego ao grupo,o Paulo Pais que no momento tava na parte mais resguardada,olha pra tras,pergunta: ja tao todos?seguido de sorriso e lança automaticamente um dos seus caracteristicos esticoes.tudo isto em menos de 3 segundos a contar do momento em entrei..LOOOOOOL
    ja tinha saudades disto.Abraço a todos

    ResponderEliminar
  2. Boas companheiros,

    Excelente treino!Bem,tirando os primeiros 20kms de btt(bela estrada Manso)e sermos atendidos por uma FOCA no Bombarral em que o Sergio delirou ehehehe...
    Agora a serio,mais uma volta MAGISTARL.
    Voltamos a ter um pouco de tudo,bom andamento,boas sensações,boa risota e excelente companheirismo,assim dá gosto congelar ás 08:00am no(Vale da Guarda) ir ter ao Gradil e não ter ninguem á espera não é BARDAMERDAS!!
    Para o Guardense,deram-me caimbras por causa dos esticôes porque se tiver a espera que tu saias tens que vazar primeiro os bolsos com a ração de combate que equivale a duas semanas de campo,INCHA LADRÃO.
    Para terminar cheguei a casa com 142kms,5hrs certinhas,3.600kalorias gastas e 145bpm de média.

    ResponderEliminar
  3. boas pessoal. mais uma bela volta. o cafe do bombarral ta a perder qualidades. temos que procurar outro.eheh. pedrix lembro me dessa parte do esticao so o pp pa fazer isso. eu nas barras ja vinha a tirar agua do poco. e a subir o gradil foi o k foi. lol. e outem tivemos direito a dj e tudo. dj dario in the house! ganda som... eheh abracos sergio

    ResponderEliminar
  4. Boas,

    Amanhã rumo a umas férias!
    Quarta-feira espero estaar a subir a Serra da Estrela caso não se cumpra a ameaça de neve acima da cota dos 1200 m...
    Como vamos andar por diversas partes da Península Ibérica sugiro o seguinte:

    Vou abrir um post para o pessoal poder combinar a volta de domingo.O Rocha fica encarregue de fazer o rescaldo, por isso martirizem-no para ele saber o que custa fazê-lo.

    Dario, Podias fazer uma espécie de diário de bordo da tua aventura por Andorra?

    E eu, caso tenha oportunidade, faço também aqui o rescaldo das minhas aventuras a solo.

    Abraços e até breve

    ResponderEliminar
  5. Oi cambada

    Isto é só rir. Não sei se repararam mas o dj não actuou no regresso. Deve ter sido por isso que se sentiu mais soltinho...Grande treino, sim senhor, volta bem escolhida, principalmente o Sobral que não subimos (panisgas...). Manso, a mim deu-me quase 1400m de acumulado para 130 Km. É verdade, temos de trocar de café. Há 15 dias atrás deu mais pica do que ontem, fosga-se...grande estafermo...
    Já sabem malta, só contam comigo no dia 11 para rebentar, no verdadeiro sentido da palavra. Quando vier de Andorra pareço um balão de oxigénio. Entretanto telefono ao Manso no Sábado a dizer como correu o Grândola 100 Km (Campeonato Inter-Regional de Maratonas de Btt)

    Abraços

    ResponderEliminar
  6. Rocha o consumo calórico tem que aumentar. Normalmente ando entre as 850 e as 900 kcal/hora.

    Ou seja podes ver a diferença entre levar com vento e ir resguardado. O melhor é começares logo aos sprints em tudo o que é terrinha para teres a matrafona do café à tua espera de braços abertos e beiçola esticada para te fazer respiração boca a boca (eh eh eh)
    Vais ficar conhecido como o poupadinho limpa sprints do oeste e arredores! (Temos de ter alguém para sprintar e está na hora de assumires essa faceta)

    ResponderEliminar
  7. Boas,

    Ó passarinho aqui está o link do treino.
    http://www.gpsies.com/map.do?fileId=cqbdtnxrzomsabci
    Belo treino, acima do que pretendia, mas tá-se bem!
    (Mais uma vez notou-se que nos primeiros km o percurso foi escolhido para queimar o homem do clinex que passa a semana a polir a bina).
    Facto indiscutível o PP quando houve falar em tirar fotografias fica passadinho de todo!
    Para a próxima quem paga os cafés sou eu!
    PS: Alguém sabe se o João Grande deu cabo do gajo que lhe "arranjou" a roda?

    ResponderEliminar
  8. Manso,

    Olha o que encontrei para melhorares o teu treininho e matares a fominha.
    http://www.chainreactioncycles.com/Images/Models/Original/34148.jpg

    ResponderEliminar
  9. Obrigado pela informação/sugestão
    Abraços

    PS - O Rocha disse-me que vai passar a beber café triplo para poder andar mais desperto - Leva moedas... muitas!

    ResponderEliminar
  10. Dario,

    Muita sorte para o Grândola 100. Que derretas a corrente no sprint final!
    Abraços

    ResponderEliminar
  11. Boas pessoal,

    Granda loucura de mochila parece a do SPORTBILLY(lembram-se)?á canos...
    Aldeano a foca do Bombarral não tirava os olhos de ti eheheheheheh.
    Dario deixa lá para a proxima tá lá o anão...boa sorte em Andorra,quando chegares tás conhecido pelo peixe BALÃO!
    Abraços
    Fui

    ResponderEliminar