domingo, 14 de março de 2010
Rescaldo da volta de 14/03/2010
A pergunta que foi colocada durante a semana, acerca das hipóteses para a volta de hoje, teve uma resposta cabal. Bom treino de conjunto com boa intensidade e boa disposição à mistura.
Quando cheguei ao Gradil já lá estavam o Aldeano, Dario e Sérgio. Na pausa para o café surge o Rocha com o Ruka. Nisto o Rocha retirou de uma nota do bolso e bateu no balcão - "Hoje quem paga os cafés sou eu!!!" Aqui registou-se algo digno de registo que consistiu numa lágrima no canto do olho do Sérgio e penso, inclusivé, que o dono do café ainda ficou a verificar a autenticidade do dinheiro do homem da Venda...
Na espera pelas 08h45m junta-se-nos o Jonas e já na Nacional Torres-Malveira surgiu o Chico do Carvalhal. Este e o Ruka constituiram duas estreias nas nossas lides que foram saudadas por todas as presenças habituais.
Desde cedo que aproveitámos o Diesel V8 (leia-se Aldeano) e de bom grado lhe entregámos o comando das operações. Assim logo na primeira súbida nos resguardámos na roda e alegremente subimos a bom ritmo ainda que a entrada tenha sido feita em andamento de aquecimento acelerado e em momento algum se tenha imprimido "tratamento" selectivo. O Dario e o Chico foram os únicos que persistiram na pedaleira grande, durante toda a súbida, com todos os outros a tentarem cadência.
Na descida acelerou-se timidamente e as conversas fluiam a bom ritmo.
No cruzamento para a Cabeda a primeira grande dificuldade do dia. O Rocha ataca a súbida e parecia disposto a incrementar o ritmo da volta. Algumas centenas de metros rendo-o mas sem incrementar em demasia. Com naturalidade e sem forçar a hierarquia da súbida é entregue ao Aldeano com este a optar pela técnica de ir aumentando o andamento à medida que a inclinação se desenrolava. O Dario foi o único a aguentar realmente a primeira investida e a ir na roda. Durante algum tempoa ainda os consegui seguir mas, em sofrimento, a partir das 185 bpm tive de ir aliviando optando por fazer a minha primeira série acima das 180 bpm. Com isto consegui manter-me na posição seguinte conguindo ganhar algum terreno aos homens que me seguiam. Na saída da Cabeda o V8 subiu de rotação e obrigou o Dario a abrir.
Depois do Sobral o cenário alterou-se. O terreno era-me bem mais favorável pelo que após a aceleração do Dario e Aldeano aproveitei para dar o meu contributo e durante muitos quilómetros rolámos a bom ritmo. Numa constante troca de posições, comigo e com o Aldeano a render-nos alternadamente, estirou-se o pelotão com um silêncio que indicava que o ritmo estava bem vivo. Na abordagem a Vila Verde dos Francos a desaceleração com o Dario a seguir o V8 que fez a súbida numa toada "calma". Isto permitiu-me fazer a segunda série acima das 180 bpm, de inicio com o Rocha e mais tarde com o Jonas por companhia, com uma referência visual que não nunca consegui alcançar mas que simultaneamente me acalentava a esperança de o fazer.
Até ao Bombarral ritmo de cicloturismo. Nesta localidade, fazendo justiça a uma tese que o Prof. já uma vez explanou, a paragem para o café da praxe no local habitual, ainda que com um serviço ligeiramente diferente que agradou apenas a um certo elemento...
Após a inflexão do sentido de deslocamento, em direcção a Torres, fizémos a abordagem à longa súbida a pares. Numa primeira fase ainda conseguimos manter a formação. A partir de determinado momento o Veterano avaliou o meu condicionamento e sugeriu-me que me resguardasse. Em boa hora o fiz porque desse modo consegui manter-me na formação, com o V8 novamente a imprimir aceleração continua e crescente que nos permitiu chegar ao Outeiro da Cabeça a 40 km/h, sem nunca termos baixado dos 33 km/h. Tudo isto sem um único esticão! Nesta fase apanhámos e ultrapassámos um grupo que nos cedeu 2 veteranos C à troca do Chico que vinha já a sentir a falta de treino. O Rocha conferienciou com o homem do Carvalhal e com a guia de marcha assinada de novo a caminho. Até ao Ameal de novo em trabalho de equipa com todos a passarem pela frente. No caroço um dos veteranos provoca o Aldeano com este a mostrar como se estraga uma formação e se deixa tudo em pedaços... Ainda assim eu e o Ruka fomos os que sofremos mais. Como castigo, aos "velhotes" saímos de esticão para reagrupar quando o terreno endireitou. Na saída do Ameal tudo certinho até á rotunda com o passo a estugar depois desta. No topo surgiu o Sérgio mais solto a acompanhar o Aldeano mas com todos a seguirmos em formação.
Na descida para Torres furo do Dario. Karamba que foi o primeiro do grupo desde o inicio do ano!
Na passagem pela Serra da Vila mais uma série. Desta a ordem alterou-se. Na frente o V8 com o Sérgio na roda, depois o Dario e o Jonas e por fim eu, o Rocha e o Ruka. O Dario nesta volta pareceu-me cansado! O Sérgio apareceu bastante bem no final, motivo que originou considerações acerca dos tratamentos dentários e o Jonas sacou um elogio pelos progressos ao Aldeano.
Até ao cruzamento para o Gradil nova aceleração, após a separação do Dario no Turcifal, e o esbanjar das últimas reservas de energia. Depois das despedidas do duo Rocha/Ruka, que seguiram em frente para a Malveira, condicionei o andamennto da súbida visto que o tanque estava na reserva.
Como curiosidade registei apenas 122 km. Não sei se fiz mal o mapa ou se o meu contador esteve algum tempo sem contar (algo que sucede amíude). Ainda assim na chegada ao Gradil a média cifrava-se nos 30 km/h e na Murgeira tinha descido para os 29,50 Km/h.
Mais um belo domingo de passeio.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
boas pessoal. ora ai esta uma bela manha de domingo bem passada. excelente volta,excelente camaradagem e excelente k soube o cafe k o rocha pagou. eheh. posso confirmar k a nota era verdadeira tinha como numero de serie k acabava em 962 vi eu!!!! lol. manso bom rescaldo. p.s: o rocha disse me baixinho k queria voltar ao kafe do hotel do bombarral!! sergio
ResponderEliminarBoas pessoal,
ResponderEliminarBela manha de ciclismo, a malta do Oeste é mesmo assim!!! foi sempre em alta e com muita boa disposição! grande Abraço a todos
Boas pessoal,
ResponderEliminarPouco mais há a dizer sobre uma manhã destas,mas ainda arranjo qualquer coisa!!
O Pedrix a cruzar-se comigo e com o Ruka a dizer que ia ao "perdoa-me" por não fazer a volta com o pessoal(RATINHO).
O V8 a rebocar e a deixar mazelas no pessoal(malandro).
O Manso com a sua CAMPING GÁS ás costas a destribuir REDBULLS.
O Sergio a comentar que para a proxima trás o dentista e as anestesias com ele ehehehehe.
O prof.Karamba a insestir na paragem do hotel,sabe-se lá porque!!!
O Xico a pedir a lampada do aladino para ir até casa ehehehe.
O Jonas a por decapante na tinta do quadro para lhe darem um novo(intruja)ehehehehe.
O Ruka a dizer "doi tanto" no cimo da serra da vila e eu a ver a conta a ficar negativa(BANDALHOS).
Boas companheiros,
ResponderEliminarJá alguém reparou no comentário final,no post com aquele rabo capaz de partir nozes?
O que é que acham?
Para que fique registado - O lanchinho que levei só deu para meia volta. No final ainda fiquei sem açucar no sangue...
ResponderEliminarAinda bem que o Aldeano se dispôs a fazer um upgrade na sua princesinha e deste modo já tenho quem me leve abastecimento para a segunda parte na próxima volta! Vai ser giro ver o Aldeano com um cestinho à frente a rebocar o pessoal todo eh eh eh
Mais giro ainda só o Rocha de lacinho a fechar o pelotão
no primeiro treino que fizer com os 2640,os cafes sao por minha conta,ta feito.
ResponderEliminarboa sorte pa Evora
Boas Pedrix,
ResponderEliminarO Rocha vai chatear-te todos os dias até que apareças!
Abraço
olha uma boa ideia do cestinho. sergio
ResponderEliminarepah eu trabalho ko gajo..hoje so faltou bater-me..ehehe..o assedio é constante..
ResponderEliminarÉ ja depois do Evora,ainda ando com o rabo grande e a perna pequena..
Abraço,e pa semana levem so a talega,os 38 e os 39 são so peso.eheheheheheh
Ruka, volta sempre!
ResponderEliminarAbraços
Sérgio o Rocha pediu-me para em segredo conseguir saber o nome do teu dentista!
Até me disse quee estava disposto a arrancar a cremalheira toda só para perder umas gramitas e andar anestesiado durante uns tempos!
Hoje falei com o PP. Disse-me que no fim-de-semana não se conseguiu levantar a tempo de apanhar o comboio...
ResponderEliminarA volta com os Pinas foi interessante ainda que só tenha feito parte da "parte final"
Mandou um abraço para o pessoal todo
eheheheh. voces nao perdoam. sergio
ResponderEliminarSim,só pode mandar abraços porque escreve-los ele só quando houver bikes com teclados!!!
ResponderEliminarOlha o Rocha!
ResponderEliminarPensei que já estivesses a fazer rolos no choco.
Curtam bem esta anedota que me mandaram é só rir,o prof.karamba vai gostar.
ResponderEliminarUm preto tinha de ir a uma festa de fantasia. Pede então à mulher, uns dias antes, para lhe comprar uma fantasia. Ao chegar a Casa, à noite, vai ao
quarto e vê uma fantasia de Super-Homem em cima da cama. Muito chateado, diz à mulher:
- "Mas que merda dos fantasia é essa que TU arranjou? Tu já alguma vez viu Super-Homem preto? Tu vai trocar essa merda já."
No outro dia, foi feita a troca por uma outra fantasia, desta vez de Batman. À Noite, há novamente gritaria:
-" Mulher, TU és burra!!! Tu já viu Batman preto??? Tu vai Trocar essa merda outra vez."
Na noite seguinte, quando o marido chega a Casa, vai ao quarto e encontra três grandes botões brancos, um cinto branco e um pedaço de madeira comprido. O marido estranha e pergunta:
- "Mas que merda dos fantasia é essa?"
A mulher responde:
- "Tu tira OS roupa, TU cola OS botão nos frente do corpo e TU vai fantasiado de peça de dominó. Se TU não gosta, TU põe OS cinto branco e vai vestido de bolacha Oreo! Se TU ainda não gosta, TU pega nos pau, TU enfia os pau no cu, e TU vai mascarado de Magnum!!!"
rocha essa tiraste do fernando rocha. tenho uns cds dele tenho k te emprestar. e de partir a rir.sergio
ResponderEliminarOi pessoal
ResponderEliminarDesculpem só agora dar à costa, mas tenho tido muito trabalho. Belo treino no Domingo. Tens razão Manso, eu estava todo roto, ainda por cima com a Aldeano a esticar forte, acabou comigo. Até agora tudo está planeado. No próximo fim de semana é que preciso de estar descansado, ou seja neste Domingo não contem comigo. Eu depois faço aqui o relatório. Abraços
Boas,
ResponderEliminarPessoal estou a ver se arranjo disponibilidade mental e física para o post para o próximo fim-de-semana. Provas dos internacionais e Évora!
Até breve
Abraços