domingo, 14 de março de 2010

Rescaldo da volta de 14/03/2010


A pergunta que foi colocada durante a semana, acerca das hipóteses para a volta de hoje, teve uma resposta cabal. Bom treino de conjunto com boa intensidade e boa disposição à mistura.

Quando cheguei ao Gradil já lá estavam o Aldeano, Dario e Sérgio. Na pausa para o café surge o Rocha com o Ruka. Nisto o Rocha retirou de uma nota do bolso e bateu no balcão - "Hoje quem paga os cafés sou eu!!!" Aqui registou-se algo digno de registo que consistiu numa lágrima no canto do olho do Sérgio e penso, inclusivé, que o dono do café ainda ficou a verificar a autenticidade do dinheiro do homem da Venda...

Na espera pelas 08h45m junta-se-nos o Jonas e já na Nacional Torres-Malveira surgiu o Chico do Carvalhal. Este e o Ruka constituiram duas estreias nas nossas lides que foram saudadas por todas as presenças habituais.
Desde cedo que aproveitámos o Diesel V8 (leia-se Aldeano) e de bom grado lhe entregámos o comando das operações. Assim logo na primeira súbida nos resguardámos na roda e alegremente subimos a bom ritmo ainda que a entrada tenha sido feita em andamento de aquecimento acelerado e em momento algum se tenha imprimido "tratamento" selectivo. O Dario e o Chico foram os únicos que persistiram na pedaleira grande, durante toda a súbida, com todos os outros a tentarem cadência.
Na descida acelerou-se timidamente e as conversas fluiam a bom ritmo.
No cruzamento para a Cabeda a primeira grande dificuldade do dia. O Rocha ataca a súbida e parecia disposto a incrementar o ritmo da volta. Algumas centenas de metros rendo-o mas sem incrementar em demasia. Com naturalidade e sem forçar a hierarquia da súbida é entregue ao Aldeano com este a optar pela técnica de ir aumentando o andamento à medida que a inclinação se desenrolava. O Dario foi o único a aguentar realmente a primeira investida e a ir na roda. Durante algum tempoa ainda os consegui seguir mas, em sofrimento, a partir das 185 bpm tive de ir aliviando optando por fazer a minha primeira série acima das 180 bpm. Com isto consegui manter-me na posição seguinte conguindo ganhar algum terreno aos homens que me seguiam. Na saída da Cabeda o V8 subiu de rotação e obrigou o Dario a abrir.
Depois do Sobral o cenário alterou-se. O terreno era-me bem mais favorável pelo que após a aceleração do Dario e Aldeano aproveitei para dar o meu contributo e durante muitos quilómetros rolámos a bom ritmo. Numa constante troca de posições, comigo e com o Aldeano a render-nos alternadamente, estirou-se o pelotão com um silêncio que indicava que o ritmo estava bem vivo. Na abordagem a Vila Verde dos Francos a desaceleração com o Dario a seguir o V8 que fez a súbida numa toada "calma". Isto permitiu-me fazer a segunda série acima das 180 bpm, de inicio com o Rocha e mais tarde com o Jonas por companhia, com uma referência visual que não nunca consegui alcançar mas que simultaneamente me acalentava a esperança de o fazer.
Até ao Bombarral ritmo de cicloturismo. Nesta localidade, fazendo justiça a uma tese que o Prof. já uma vez explanou, a paragem para o café da praxe no local habitual, ainda que com um serviço ligeiramente diferente que agradou apenas a um certo elemento...
Após a inflexão do sentido de deslocamento, em direcção a Torres, fizémos a abordagem à longa súbida a pares. Numa primeira fase ainda conseguimos manter a formação. A partir de determinado momento o Veterano avaliou o meu condicionamento e sugeriu-me que me resguardasse. Em boa hora o fiz porque desse modo consegui manter-me na formação, com o V8 novamente a imprimir aceleração continua e crescente que nos permitiu chegar ao Outeiro da Cabeça a 40 km/h, sem nunca termos baixado dos 33 km/h. Tudo isto sem um único esticão! Nesta fase apanhámos e ultrapassámos um grupo que nos cedeu 2 veteranos C à troca do Chico que vinha já a sentir a falta de treino. O Rocha conferienciou com o homem do Carvalhal e com a guia de marcha assinada de novo a caminho. Até ao Ameal de novo em trabalho de equipa com todos a passarem pela frente. No caroço um dos veteranos provoca o Aldeano com este a mostrar como se estraga uma formação e se deixa tudo em pedaços... Ainda assim eu e o Ruka fomos os que sofremos mais. Como castigo, aos "velhotes" saímos de esticão para reagrupar quando o terreno endireitou. Na saída do Ameal tudo certinho até á rotunda com o passo a estugar depois desta. No topo surgiu o Sérgio mais solto a acompanhar o Aldeano mas com todos a seguirmos em formação.
Na descida para Torres furo do Dario. Karamba que foi o primeiro do grupo desde o inicio do ano!
Na passagem pela Serra da Vila mais uma série. Desta a ordem alterou-se. Na frente o V8 com o Sérgio na roda, depois o Dario e o Jonas e por fim eu, o Rocha e o Ruka. O Dario nesta volta pareceu-me cansado! O Sérgio apareceu bastante bem no final, motivo que originou considerações acerca dos tratamentos dentários e o Jonas sacou um elogio pelos progressos ao Aldeano.
Até ao cruzamento para o Gradil nova aceleração, após a separação do Dario no Turcifal, e o esbanjar das últimas reservas de energia. Depois das despedidas do duo Rocha/Ruka, que seguiram em frente para a Malveira, condicionei o andamennto da súbida visto que o tanque estava na reserva.
Como curiosidade registei apenas 122 km. Não sei se fiz mal o mapa ou se o meu contador esteve algum tempo sem contar (algo que sucede amíude). Ainda assim na chegada ao Gradil a média cifrava-se nos 30 km/h e na Murgeira tinha descido para os 29,50 Km/h.
Mais um belo domingo de passeio.

18 comentários:

  1. boas pessoal. ora ai esta uma bela manha de domingo bem passada. excelente volta,excelente camaradagem e excelente k soube o cafe k o rocha pagou. eheh. posso confirmar k a nota era verdadeira tinha como numero de serie k acabava em 962 vi eu!!!! lol. manso bom rescaldo. p.s: o rocha disse me baixinho k queria voltar ao kafe do hotel do bombarral!! sergio

    ResponderEliminar
  2. Boas pessoal,
    Bela manha de ciclismo, a malta do Oeste é mesmo assim!!! foi sempre em alta e com muita boa disposição! grande Abraço a todos

    ResponderEliminar
  3. Boas pessoal,

    Pouco mais há a dizer sobre uma manhã destas,mas ainda arranjo qualquer coisa!!

    O Pedrix a cruzar-se comigo e com o Ruka a dizer que ia ao "perdoa-me" por não fazer a volta com o pessoal(RATINHO).
    O V8 a rebocar e a deixar mazelas no pessoal(malandro).
    O Manso com a sua CAMPING GÁS ás costas a destribuir REDBULLS.
    O Sergio a comentar que para a proxima trás o dentista e as anestesias com ele ehehehehe.
    O prof.Karamba a insestir na paragem do hotel,sabe-se lá porque!!!
    O Xico a pedir a lampada do aladino para ir até casa ehehehe.
    O Jonas a por decapante na tinta do quadro para lhe darem um novo(intruja)ehehehehe.
    O Ruka a dizer "doi tanto" no cimo da serra da vila e eu a ver a conta a ficar negativa(BANDALHOS).

    ResponderEliminar
  4. Boas companheiros,

    Já alguém reparou no comentário final,no post com aquele rabo capaz de partir nozes?
    O que é que acham?

    ResponderEliminar
  5. Para que fique registado - O lanchinho que levei só deu para meia volta. No final ainda fiquei sem açucar no sangue...
    Ainda bem que o Aldeano se dispôs a fazer um upgrade na sua princesinha e deste modo já tenho quem me leve abastecimento para a segunda parte na próxima volta! Vai ser giro ver o Aldeano com um cestinho à frente a rebocar o pessoal todo eh eh eh
    Mais giro ainda só o Rocha de lacinho a fechar o pelotão

    ResponderEliminar
  6. no primeiro treino que fizer com os 2640,os cafes sao por minha conta,ta feito.
    boa sorte pa Evora

    ResponderEliminar
  7. Boas Pedrix,

    O Rocha vai chatear-te todos os dias até que apareças!
    Abraço

    ResponderEliminar
  8. olha uma boa ideia do cestinho. sergio

    ResponderEliminar
  9. epah eu trabalho ko gajo..hoje so faltou bater-me..ehehe..o assedio é constante..
    É ja depois do Evora,ainda ando com o rabo grande e a perna pequena..
    Abraço,e pa semana levem so a talega,os 38 e os 39 são so peso.eheheheheheh

    ResponderEliminar
  10. Ruka, volta sempre!
    Abraços

    Sérgio o Rocha pediu-me para em segredo conseguir saber o nome do teu dentista!
    Até me disse quee estava disposto a arrancar a cremalheira toda só para perder umas gramitas e andar anestesiado durante uns tempos!

    ResponderEliminar
  11. Hoje falei com o PP. Disse-me que no fim-de-semana não se conseguiu levantar a tempo de apanhar o comboio...
    A volta com os Pinas foi interessante ainda que só tenha feito parte da "parte final"
    Mandou um abraço para o pessoal todo

    ResponderEliminar
  12. eheheheh. voces nao perdoam. sergio

    ResponderEliminar
  13. Sim,só pode mandar abraços porque escreve-los ele só quando houver bikes com teclados!!!

    ResponderEliminar
  14. Olha o Rocha!
    Pensei que já estivesses a fazer rolos no choco.

    ResponderEliminar
  15. Curtam bem esta anedota que me mandaram é só rir,o prof.karamba vai gostar.

    Um preto tinha de ir a uma festa de fantasia. Pede então à mulher, uns dias antes, para lhe comprar uma fantasia. Ao chegar a Casa, à noite, vai ao
    quarto e vê uma fantasia de Super-Homem em cima da cama. Muito chateado, diz à mulher:
    - "Mas que merda dos fantasia é essa que TU arranjou? Tu já alguma vez viu Super-Homem preto? Tu vai trocar essa merda já."
    No outro dia, foi feita a troca por uma outra fantasia, desta vez de Batman. À Noite, há novamente gritaria:
    -" Mulher, TU és burra!!! Tu já viu Batman preto??? Tu vai Trocar essa merda outra vez."
    Na noite seguinte, quando o marido chega a Casa, vai ao quarto e encontra três grandes botões brancos, um cinto branco e um pedaço de madeira comprido. O marido estranha e pergunta:
    - "Mas que merda dos fantasia é essa?"
    A mulher responde:
    - "Tu tira OS roupa, TU cola OS botão nos frente do corpo e TU vai fantasiado de peça de dominó. Se TU não gosta, TU põe OS cinto branco e vai vestido de bolacha Oreo! Se TU ainda não gosta, TU pega nos pau, TU enfia os pau no cu, e TU vai mascarado de Magnum!!!"

    ResponderEliminar
  16. rocha essa tiraste do fernando rocha. tenho uns cds dele tenho k te emprestar. e de partir a rir.sergio

    ResponderEliminar
  17. Oi pessoal

    Desculpem só agora dar à costa, mas tenho tido muito trabalho. Belo treino no Domingo. Tens razão Manso, eu estava todo roto, ainda por cima com a Aldeano a esticar forte, acabou comigo. Até agora tudo está planeado. No próximo fim de semana é que preciso de estar descansado, ou seja neste Domingo não contem comigo. Eu depois faço aqui o relatório. Abraços

    ResponderEliminar
  18. Boas,

    Pessoal estou a ver se arranjo disponibilidade mental e física para o post para o próximo fim-de-semana. Provas dos internacionais e Évora!
    Até breve
    Abraços

    ResponderEliminar