terça-feira, 18 de maio de 2010

Atleta indignado

Publico a seguinte "crónica", enviada pelo Dario.

Caros companheiros de pedaladas

Como grande parte dos amigos e parceiros de treinos e corridas já sabem, no passado dia 3 de Abril de 2010 a escora traseira da minha Scott Scale Limited partiu-se durante o evento G100 (100 Km de Grândola). Como é natural contactei a empresa representante da marca (Stand Jasma) afim de usar a garantia, que é de 36 meses (a bicicleta tem 27 meses).
Disponibilizaram-se prontamente a avaliar a situação. No entanto afirmaram que eu não tinha direito à garantia por ter sido negligência minha ao ter provocado, eventualmente, um chupão ao desviador, o que provocou a separação do quadro em duas partes !!
Estupefacção, foi o que senti instantaneamente. Reclamei argumentando que o motivo por eles invocado estava impregnado de impossibilidades técnicas, para além de toda a transmissão estar em óptimas condições, como podem verificar pelas fotos. Da segunda vez que vistoriaram a
bicicleta o veredicto foi o mesmo. A técnica usada só pode ter sido o "olhómetro", porque eu próprio, juntamente com dois mecânicos diferentes, em diferentes ocasiões, verificámos que era impossível o desviador ter partido aquela escora.
O especialista do Stand Jasma parece que é muito graduado nas altas esferas dos mecânicos, no
entanto não consegue explicar-me como é que, de duas partes que chocam violentamente uma delas fica completamente destruída (carbono) e a outra intacta (plástico). Outra questão que deve ter somente explicação na Twilight Zone tem a ver com o Dropout, que está parece saído da fábrica, novo. Finalmente, e para terminar, como podem observar nas fotos, eu com a minha mão após exercer uma força considerável encostei o olhal do desviador ao quadro. Ele toca sim senhor, mas a 10 cm da zona fracturada !! Na zona da fractura nem a peça de plástico lá consegue chegar !!!
Portanto, gastei bastante dinheiro para ter uma bike topo de gama, com uma garantia de 5 anos caso fizesse as revisões anuais na marca e 3 anos se não o fizesse (era o meu caso). A empresa representante desta marca fez uma avaliação leviana da bicicleta, não apresentando argumentos válidos que sustentassem a sua decisão. O quadro partiu-se por defeito de material. Esta é a minha convicção.
Nunca fiz um chupão nesta bicicleta. Esta é uma verdade absoluta. E se fizesse, qual era o problema ? Se por cada chupão se partisse um quadro, meus amigos, o melhor era comprar a bike, embalsamá-la e pendurá-la na garagem!
Aguardo a solidariedade da comunidade ciclistica neste caso, pois acho mesmo muito importante que as marcas se prestem a atender os seus clientes com dignidade, e espanta-me que não o façam com a concorrência que existe no mercado.

Junto envio algumas fotos para poderem tirar as vossas conclusões.







8 comentários:

  1. Dario,

    Uma imagem vale mais do que mil palavras!

    Abraços

    ResponderEliminar
  2. ola Dario,
    epá aperta com esses gajos,querem fazer os clientes de parvos..eu já tinha me passado com eles,como o Manso diz,as fotos falam por si só.

    ResponderEliminar
  3. Dario, tou contigo para o que precisares tens toda a razão ou se dá garantias quando compramos uma coisa e tratam dos problemas ou então não falem das garantias... pá como sabes tou com um problema do gênero com um portátil o ecrâ deu o berro e agora dizem que a garantia não dá para isso. Vamos a fazer barulho, prejudicar a imagem dos gajos.
    abraços


    Xico Aniceto

    ResponderEliminar
  4. boas pessoal
    dario nao desistas de chatear os gajos. martela a cabeca a eles. eu tou naquele empasse de trocar de bike de btt com quadro de carbono e tou cada vez mais convicto de optar por uma marca menos popular. poupo uns trocos e casos como o teu ha alguns infelizmente em marcas populares que prometem tudo bla bla bla. e depois e o que se ve!!!

    ResponderEliminar
  5. dario
    ja vi que pusseste o teu caso no forum. fizeste mt bem. pelo menos ja pusseste muuuuuuuuuuuuuuuita gente a pensar para nao comprar scott.

    ResponderEliminar
  6. Obrigado malta pelo apoio

    É verdade, já coloquei a história no Forum Btt e recebi apoio de muita gente. Se quiseres lá deixar um post, força ! Esta no tópico Discussão Geral

    Abraços

    ResponderEliminar
  7. Dario,

    Pelo menos já conseguiste a atenção do representante da loja que vai dar a conhecer o relatório de peritagem. Assim já ficas com uma base de partida para teres pernas para andar com isto para a frente.

    Até ao fim de cabeça erguida e sem desanimar!
    Abraços

    ResponderEliminar
  8. pessoal.
    ja saiu o relatorio da scott no forum btt. eles teimam no chupao k desculpa tao basica. vamos la ajudar o dario no topico do forum.

    ResponderEliminar