domingo, 16 de maio de 2010

Rescaldo da volta de 16/05/2010



Subida acumulada 1.874 Meter
Média - 24,40 km/h

Volta com a presença do Sérgio e Jonas, feita em bom ritmo mas sem "loucuras".
Depois da última semana precisava de dar uma tareia a mim mesmo para voltar a pôr as coisas no sítio. Felizmente os meus companheiros de jornada gostam de subir e não se fizeram rogados a acompanharem-me por doze súbidas, das quais duas com pendentes acima dos 20% e outras com troços acima dos 15%. O objectivo era treinar a subir procurando evitar regimes demasiado altos, ou seja tentando arranjar endurance no terreno que me é mais difícil.
Para a Carapinheira aqueceram-se os ânimos. De Mafra Gare para a Pedra Furada o primeiro aperto e os músculos dúrissimos que davam indicação negativa. Contornámos por Maceira e na rampa para Anços pioram as coisas quando tentei ir na roda do Sérgio.
Novamente na direcção de Mafra Gare e outra súbida. Arranco bem mas a meio perco ritmo e sou ultrapassado pelo duo que segue com autoridade em cadência elevada. Até Alcainça enrolo a pedaleira grande e consigo algum conforto.
Descida para Cheleiros e logo de seguida uma tareia em direcção ao Ameal que começa nos 15%, com passagens de 22% nos primeiros 500 metros. Contrariamente aquilo que esperava reagi bem levando o Sérgio em sofrimento na minha roda, Na primeira zona de "descanso" agrupamos e por mais alguns quilómetros o conforto de ter arranjado ritmo. No cimo desceu-se para o Carvalhal e logo de seguida mais uma série bem mais calma até à nacional Terrugem-Ericeira com os seus 10% de inclinação.
Depois dos Alvarinhos pela Assafora e um carrossel que foi feito em amena cavaqueira. Até São Julião o Jonas deu-me uma ajuda para aumentar andamento e entre todos uma luta contra o vento frontal que teimava em nos fazer sofrer.
Na praia o prazer de partilhar dois dedos de conversa a ouvir as ondas e novamente a caminho. Até ao Cruzamento voltámos a aquecer e descemos para a Sr.ª do Ó para levarmos com mais uma rampa curta que vai até aos 23%, suaviza para os 14% e na parte final um pequeno troço com pavimento em cimento com passagem nos 24%... Respirava-se fundo sem diferenças assinaláveis. Descemos até Ribeira de Ilhas, e subimos para a Lagoa. Na Picanceira descemos para logo depois se cortar para o Sobral da Abelheira. Até lá mais uma passagem pelos 18% mesmo antes da casa do Jonas.
Descemos e súbimos sem relaxar para a Barreiralva. Com o Sérgio na roda até à curva e depois a sofrer (lá se foi o endurance às urtigas...) para aguentar a 15 km/h na roda deste e conseguindo dar-lhe uma ajuda na parte final na chegada ao cruzamento onde se nos junta o Jonas para um momento de Street-race com uns btt's que vinham embalados a descer. Até à rotunda da Barreiralva as hostilidades cessaram mas o esforço prolongou-se até à Murgeira com uma série a rolar quase a 40 km/h
Nas despedidas o meu agradecimento por tão boa companhia e pela excelente volta. Obrigado rapazes!

5 comentários:

  1. Curiosamente o acumulado dado pelo Garmin, e corrigido pelo programa de edição, é ligeiramente inferior (1700m)...

    ResponderEliminar
  2. uuuffff!!!! que volta. acho que a minha bike nunca andou tanto tempo inclinada para cima. eheh. p.s-manso cuidado com a palavra street racing pode ser mal interpretada. rocha por onde andas???

    ResponderEliminar
  3. Boas pessoal,

    Já vi que anda tudo com vontade de se por em forma,eu nem por isso,a minha volta foi solo e bem tranquilinha.
    Sai em direcçâo a bucelas,forte alqueidão,sobral e fui descer santana da carnota depois virei para arruda,serra da mata novamente bucelas e direcção a casa,chegou bem 76kms bem calminhos!
    Não me levem a mal,mas enquanto tiver este desgaste semanal tão cedo não irei sofrer atrás de voçês.
    Abraços

    ResponderEliminar
  4. Boas pessoal,

    Street racer - alguém disposto a fazer corridas na rua... Sérgio passaste pelos homens e deixaste-os lá pregados a pensar na vida. Podias ter-lhes oferecido a roda- isso é que seria de menino bem comportado!

    Rocha,
    Deixa-te de merdas e vem levar uns valentes empenos! Mal não te vai fazer e ainda corres o risco de te pores a andar. Caso contrário pensas em regressar lá para o Natal?

    Abraços

    ResponderEliminar
  5. PP tens andado a comentar nos posts mais antigos!

    Como é que andas? estás pronto para o próximo domingo?

    Aldeano - Quando é que mandas o mail com a tua aventura lá na Serra da Estrela?

    Parabéns ao João Rodrigues!

    Abraços

    ResponderEliminar