domingo, 9 de maio de 2010

Rescaldo da volta de 09/05/2010

Paulo Pais magrinho alimenta, com a sua própria carne, porco em fase de engorda.

Tudo aconteceu na zona da Abrigada. Após paragem forçada por queda, enquanto se fazia o balanço de mortos e feridos, um alegre e bonacheirão porco preto atraído pelo barulho provocado pelo magote ciclista aproximou-se da vedação para melhor constatar e testemunhar o incidente.

Num destacado gesto humanitário alguns dos atletas começaram a dar barras energéticas ao animal que segundo constava não era mal alimentado. Excitado com a nova dieta o suíno perdeu a vergonha que nunca teve e seguia avidamente todas as mão que eventualmente o pudessem alimentar. Uma coisa leva a outra e pouco de pois já se estavam a tirar fotografias de conjunto. Num breve lapso de tempo o Paulo Pais descuida-se e o porcino arranca-lhe, literalmente, um bocado da pele do dedo.


Pequena hemorragia e a preocupação do PP com as vacinas e com as possíveis consequências deste acto gentil da parte do alegre e inofensivo animal. Assim o homem da Caneira arranca, na companhia do Xico, em direcção aos bombeiros da Abrigada onde os informa de que tem todas as vacinas em dia mas que mesmo assim tem algum receio de contaminar o pobre e indefeso animal...

Tal como podem constatar na segunda fotografia, tirada apenas 15 minutos após a primeira, "algo" provocou uma forte infecção no animal que entrou em estado de choque e faleceu sem conseguir lavrar a última vontade em testamento. Segundo um galo, propriedade de um vizinho vesgo, esta consistia em que lhe fosse servido o resto do dedo em "dedinhos de coentrada".
Aguarda-se o resultado da autópsia tendo entretanto sido emitido um mandato de captura contra o galo, por difamação, motivado por queixa anónima.
O dono do porco já fez saber que pretende que a última vontade do animal seja cumprida!

Nota: Este "rescaldo" é dedicado ao padrasto do PP pelo afinco com que segue as nossas aventuras

25 comentários:

  1. Relativamente ao rescaldo desportivo vou tentar arranjar algum tempo para o poder fazer.
    Quero destacar a bela atitude do nosso grupo e o excelente trabalho do Dario na perseguição ao trio em fuga e do Xico na súbida da zona da Ota.

    Pena foi a queda, da minha inteira responsabilidade!

    ResponderEliminar
  2. O Paulo Pais já está medicado e encontra se de quarentena pelo sim pelo não ... sabe-se lá...
    não vá ele infectar mais ninguém... hehehehe

    Xico Aniceto

    ResponderEliminar
  3. amigo manso es o maior adorei a cronica que fizeste em relaçao a minha pessoa.sobre a tua queda sao coisas que acontecem continua assim estas no bom caminho.tambem quero dizer te que temos um grupo 5 estrelas sabemos ganhar e sabemos perder e nao somos arrugantes nem mandamos bocas sem anexo.abraços para ti e para toda a equipa do p.p lesionado pelo porco preto

    ResponderEliminar
  4. Xico,
    Vê se consegues mandar-me as fotografias que atestam o dedo ferido.

    PP,
    Ainda bem que gostaste. Concordo contigo. O nosso grupo é muito fixe!

    Abraços para todos

    ResponderEliminar
  5. Boas pessoal,
    Parece que as quedas este fim de semana afetaram-nos a todos,eu e o pedrix também andamos pelo chão de arouca!!enfim mas tudo esta bem.
    Manso estás bem?? foi uma queda coletiva?

    ResponderEliminar
  6. pessoal sera que o nosso amigo aldeano conseguiu treinar com a a temperatura que estava la?ou foi comprar queijinhos para a equipa!um grande ab para ele e que esteja uma bala.p.p

    ResponderEliminar
  7. amigo rocha e amigo sergio que e feito?ja estao a hibernar?ab p.p

    ResponderEliminar
  8. boas pessoal tudo bem? epa depois da grande molha k apanhei a cerca de 1 mes fiquei escaldado. fui a rua de manha e tava feio o tempo e tambem andar com a estrada molhada nao me agrada muito. entao fui po choco de novo e mandei sms ao pp pa nao esperar por mim.as 9.30 sai da cama e vi k o tempo tava abrir e fiz me a estrada. fiz 3 horas com grande intensidade . pelo caminho encontrei o jonas k ia a desconprimir pois tinha feito 100km no sabado em idanha. e disse me k o marco silva fez 2 atras do gamito.desde ja dou os meus parabens ao marco o rapaz promete. ainda desci ao gradil pa ver se apanhava o pessoal. liguei ao manso ainda tava no sobral e ja era kuase 1. tinha k tar em kasa a uma e pouco.abracos. fico a espera do rescaldo do pedrix e do ruca

    ResponderEliminar
  9. Boas pessoal,

    Desculpem não ter comparecido há hora mas tambem me soube bem o xoco até ás 10am,o bulls anda-me a matar,de qualquer forma ainda consegui ter um pouco da vossa companhia e rir da aventura do "MÃO DE PORCO" ai... não era bem isto que eu queria dizer mas sim do P.P.
    Quanto a queda!!Manso só acontece a quem pratica...as melhoras dos arranhões para ti,pedrix e ruka.

    ResponderEliminar
  10. desilusao é a palavra que me ocorre à minha participaçao em Arouca.Foi tal e qual igualzinha à dos Arneiros,incrivel.Queda aos 4/5 kms desta vez só com um arranhaozito,mas os danos na bike foram tirados a papel quimico,entortei o drop-out,a maldita peça que segura o desviador e fiquei sem conseguir trocar mudanças.Ainda andei a inventar afinaçoes ate ao km 10 mas so me restou abandonar.A unica diferença para os Arneiros foi que desta vez acrescentei à inscriçao 600kms de gasoleo,hotel e 3 refeiçoes..que raio de enguiço.
    Um abraço a todos.
    Ps:só esta do porco preto me fazia rir num dia destes,que cromos.Manso,as melhoras

    ResponderEliminar
  11. Oi malta!

    Manso, grande crónica, cheia de humor, sobre o grande momento da manhã: o inesperado repasto do porco.

    Quanto à volta... uma miséria (pessoal). Pernas que nunca foram pernas, chegando a estar doridas (no quadriceps direito) ao ponto de parecer uma contusão. Espero que tenha sido das chuvas de sábado e domingo...
    Concordo: grande andamento do Dario em perseguição ao grupo de fugitivos (descarregou-me literalmente).
    E a boa subida do Xico na Serra da Ota. Eu, aí, mesmo empenado, ainda consegui chegar com o grupo de perseguidores e aproximar-nos da frente, numa subida que fiz aos repelões (para mim contra-natura). Enfim, foi o que deu...
    E uma palavra final, mas muito especial, para o Paulo Pais: espectacular roda em Vila Verde e depois até à paragem devido à queda. Sem ela, eu teria ficado definitivamente para trás. Foi grande! Por isso, e muito mais, é sempre um privilégio partilhar momentos destes, de puro ciclismo, com tão generoso ser humano e desportista de reconhecida categoria. Gestos que o definem!

    ResponderEliminar
  12. Oi pessoal

    Raios partam o porco !! Deu cabo da minha recuperação. E agora, quem é que me vai massajar ? Valeu malta, foi uma manhã bem passada, com várias histórias para contar. Ricardo, ainda bem que toca a todos, senão era uma chatice serem sempre os mesmos a empenar...faz parte e assim ninguém desanima. Eu levei 30 dias a sair dum "buraco" jeitoso. Felizmente estou a voltar à forma, mas às vezes leva mais tempo. O Xico é que está impossível de aturar. É bom que não consiga arranjar mais tempo para treinar senão ninguém o acompanha...
    Ruka e Pedrix, para além dos azares (é mesmo muito chato quando um gajo investe tempo e dinheiro para nada) contem como foi a experiência.
    Abraços

    ResponderEliminar
  13. Boas pessoal,
    o temporal que se fez sentir no fim de semana estragou de certo modo os belos trilhos que havia em Arouca, tornando muito perigoso algumas descidas que havia com muito xisto no chão.
    Mas lá fui com o Pedrix debaixo de chuva para a partida e com um grande atraso lá arrancamos todos molhados. Começamos a subir em alcatrão,e após 4km entramos em terra, quando estavamos bem colocados eis que,olha parao o lado e vejo o Pedrix no chão, lá fui andando devagar á espera que ele recuperasse,mas logo á frente estava um subida daquelas muito tecnicas e fui subindo,quando chegueiao topo,esperei pelo Pedrix mas ,passados alguns minutos ,o homem não aparecia e já estava a gelar decidi seguir e esperar por ele no abastecimento,fui sempre a medo o terreno estava muito escorregadio e os meus pneus não são nada bons para este tipo de piso.aos 28km depois de uma descida vertiginosa e muito tecnica consigo desce-la sem cair mas logo a seguir tinha umas pedras a fazer uns degraus,consigo subir o primeiro mas no segundo a roda perdeu a aderencia na pedra molhad e resvalou e eu fui parar com a perna mesmo em cima de um calhau,uiii que dor até vi estrelas..mesmo no musculo,um pouco acima do joelhoe foi por pouco que nºao dava lá com o joelho, demorei um pouco a recompor-me, segui com alguma dificuldade,tive de parar mais um tempo para ver se a dor passava, o k não veio a acontecer. Foi um sofrimento até á meta, vim pelo caminho da meia maratona,resultado final uma contusão no musculo, estou de molho.mas foi pena o sitio era espetacular ,lindo mesmo com trilhos mesmo bons,pena foi mesmo a chuva que estragou tudo.Enfim é o btt

    ResponderEliminar
  14. Dario qual experiencia?A minha tirando estar na partida à seca e à chuva,resumiu-se a uma voltinha de uma hora que dei em alcatrao quando cheguei à residencial em Sever do Vouga no sabado.A residencial ficava numa descida com 4 kms onde os ultimos 500m tinham 10% de inclinaçao e depois ca em baixo no vale,uma estrada excelente e larga sempre em recta ao lado do rio Vouga,enfiada num arvoredo brutal,epa lindo,lindo.No regresso nem dei pela subida,nao tou habituado a tanta beleza.
    ok tambem confesso que me senti um bocado intimidado no parque automovel dos nao-federados com a ausencia de barrigudos e com o som que ecoava aqui e ali de rolos de aquecimento,apreciava tudo isto enquanto comia a minha cerelac com 2 ou 3 caricias de ovomaltine.
    Fica a curiosidade do "gap" para os Lavarinhas e companhia.
    A partir desta vou andar sempre com um drop-out suplente comigo.Sei que sou novato,e um zero em mecanica mas em 4 anos de btt,com algumas maratonas e muitas quedas nunca me tinha acontecido isto,empenar drop-outs????duas vezes seguidas???fonixxx,que raiva pessoal,da queda de ontem nao tenho um unico arranhao,nao saiu uma gota de sangue.
    São fases nao há nada a fazer.Ontem quando chego a casa e decido fazer 1hora de spinning com boa carga para afogar magoas,e a meio do treino parte-se a grade do bidon da agua e tive que parar para apanha-lo do chao,o que é que um gajo pode fazer..nao há nada a fazer...cumprimentos

    ResponderEliminar
  15. Boas,

    Afinal a história do porco já deu direito a uma chamada do ministério da agricultura... ou do IFADAP. (Era o Aldeano a gozar o prato e a contar a sua odisseia pela Serra da Estrela)
    Ao almoço, em Moscavide, peço secretos de porco preto, desde que não tenha sido morto na zona da Abrigada! Por entre um olhar desconfiado da Sr.ª não pude deixar de sorrir e lembrar-me uma vez mais desta aventura bem inusual.
    Ao final do dia fui nadar e as primeiras braçadas foram de tortura até que o cloro "desinfetasse" as feridas. Menos mal que lá me consegui aguentar e acabei por fazer um bom treino de endurance.

    Pedrix e Ruka - Compreendo as vossas mazelas principalmente porque fizeram uma enorme deslocação e porque têm treinado com afinco para estarem em boa forma. Não se deixem abater!

    Ricardo - Foi uma volta algo atípica no que diz respeito ao teu rendimento. Senti-te "preso" mas gostei de fazer a parte final da súbida da Ota contigo. Um dia destes voltamos a pedalar juntos.

    Dario - Espero que a tua súbida de forma se mantenha e que me consigas ajudar a melhorar as súbidas. Quanto ao Xico concordo contigo, está a ficar intratável

    Sérgio e Rocha - Deixem-se de medos da chuva e apareçam a horas!

    Abraços a todos

    ResponderEliminar
  16. pedrix
    la o treino do furadouro foi por agua abaixo. melhores dias virao. abraco. ruka para kd o teu rescaldo e fotos no teu blog?

    ResponderEliminar
  17. Sergio,
    Estou a ver se arranjo fotos mas esta dificil, ainda não encontrei nada na net, mas vou por algumas que a minha mulher tirou, amanhã depois do treino vou fazer o rescaldo ,com muita magoa,era um sitio lindo com paisagens deslumbrantes, grandes montanhas, até deu para ver a maior queda de agua do pais, um cenario mesmo fixorio.O geoparque de Arouca ficou no goto, espero voltar lá em Agosto para umas voltinhas naquelas maravilhosas serras.
    Manso, o btt é assim uns dias bons outros nem por isso, mas o mês de junho vai ser todo dedicado á estrada, podem contar com mais um para essas magnificas voltas.
    Abraços

    ResponderEliminar
  18. Pessoal,

    A ida e regresso a Fátima mantém-se para o dia 03 de Junho.
    Pelos vistos vai ser um contra-relógio a pares comigo e com o Xico.
    Ninguém quer ir esticar as pernas connosco?

    ResponderEliminar
  19. Olá companheiros

    Estás inspirado nas piadas Manso, é assim mesmo. Ruka e Pedrix, estou a sentir a vossa frustração, muito típica das provas de btt: acontece sempre qualquer coisa, e normalmente é por fases. Passei 2 anos em que praticamente não tive azares. No ano passado, em prova, tive um furo em S. Pedro do Sul e perdi a corrente na FexpoMalveira. Este ano está a ser o que vocês viram, até um quadro se partiu...Temos de aceitar estas coisas um bocado contrariados e pensar sempre que podia ser pior. Normalmente quando estamos em época de chuvas baldo-me um bocado porque as possibilidades dos azares acontecerem são bem maiores.
    Abraços

    ResponderEliminar
  20. Manso,
    podem contar comigo para essa ida a fatima, até estou de ferias,mas têm de levar uma corda,não vá ser preciso uma ajudinha.

    ResponderEliminar
  21. Grande Ruka. Isso é que é falar!
    Fico contente.

    Abraço

    ResponderEliminar
  22. Dario obrigado pela força,tens toda a razao,podia ser pior.
    Sergio o treino do Furadouro já ninguem me (nos) tira.eheh
    Uma força ao Rocha.Hoje vi-o,ia a 8kms/h com ar bem desgastado a conduzir um empilhador..LOOL..o homem é so bulir,acho que no fim do mes vai trocar de bike outra vez,anda com os bolsos cheios da guito..eheheheh..Força Rochinha

    ResponderEliminar
  23. Com o que poupa nos cafés vem com umas rodinhas à maneira (daquelas para não cair para o lado como os putos)

    ResponderEliminar
  24. Acreditem que não tá facil,entrar ás 06:30 e sair ás 19:00 desde de segunda tou todo REBENTADO,ainda por cima o almoço é fastfood,tá bonito o buls.
    Adivinha-se uma voltinha alone e bem tranquilinhhhhhhhhhhhhhha no domingo isto é se me levantar da cama,portanto se a forma estava uma merda imaginem agora!
    Abraços

    ResponderEliminar
  25. boas pessoal quem quiser juntar se a minha pessoa para treinar amanha estarei as 9h no cafe da caneira junto a nacional 8.sera um treino de 3h abraços e ate amanha.p.p

    ResponderEliminar