segunda-feira, 3 de maio de 2010

O Ciclismo 2640 foi ao BTT

Representados desta feita pelo trio Pedrix, Sérgio e Ruka o Ciclismo2640 foi fazer uma incursão pela terra.
Deixo aqui o relato do Pedrix e agradeço aos três a partilha de sensações e principalmente a boa disposição que é nosso apanágio.

Continuação de boas pedaladas e na próxima repitam a dose sff!!!


Espécie de rescaldo dos bttistas do 2640 on Furadouro, by Pedrix

Lembrei-me do desafio de ir a pedalar para o Passeio do Furadouro, no passado domingo, com vista a preparar-me para a maratona de Arouca do próximo fim semana. Passeio com cerca de 42 kms na zona da Serra do Socorro (1345m acumulado) mais deslocação, cerca de 22 kms para cada lado saindo de Mafra. Lanço o convite ao Sérgio e ao Ruka (também vai a Arouca) que aceitam. Quando me preparo para sair de casa recebo sms do Ruka a dizer que estava atrasado com um problema na câmara ar e que ia directo ao Furadouro. Encaixo os cleats às 7.15 (que castigo) e às 7.30 junto-me ao Sérgio na Murgeira conforme combinado. Estava o duo formado. Lá fomos nós Gradil abaixo e passado 1h10 de conversa e 420m de acumulado já estávamos no Furadouro. Até chegámos cedo demais, o que nos fez levar com 40min de seca às voltinhas no local de partida e a arrefecer. Lá foi chegando o pessoal incluindo o Ruka que se viu à rasca para achar o Furadouro. Finalmente o passeio dá sinais de arrancar, o Sérgio dou por ele na primeira linha bem colocado, literalmente a bater dente pois corria um ventinho bem fresco, o Ruka também por ali e eu logo atrás. Começa o passeio, partida logo a subir pela serra do Socorro acima direito ao cume, arranca a moto4, que encosta mal se chega à primeira “parede” na frente. A arrancar forte destaca-se uma vedeta qualquer que o Sérgio até conhecia (ele topa-os todos) e logo atrás vai o nosso trepador, num começo muito forte, seguido pelo Ruka. Eu vejo isto tudo cá detrás com uns 20 bttistas pelo meio e depressa decido acalmar a pulsação, pois a minha prioridade era não estoirar. Consigo meter o meu ritmo, não perdendo mais posições e pouco tempo depois recupero uns lugares. Avisto o Sérgio e o Ruka quase juntos, uns 500m à minha frente, as distâncias ficaram assim até ao cume do Socorro ainda nem tínhamos 10 kms feitos de passeio. Depois do topo do Socorro perdi-lhes o contacto visual, entrei num ritmo mais económico e fiquei com o Pedro Silva dos Metralhas BTT um colega meu (e do Rocha), fã de resistência, das 24h,das travessias, de subir (estava no sitio certo) a revelar-se uma excelente roda. Chega o 1º abastecimento, encontro o Sérgio e o Ruka já comidos e hidratados, fizeram um compasso de espera só para eu deliciar-me com um batido de chocolate da herbalife e uns gomos de laranja. Hora de recomeçar a pedalar, lá fomos todos juntos, tirando o metralha que decidiu ficar com outro metralha acabado de chegar ao abastecimento. Os kms foram passando comigo uma vez ou outra no elástico, nunca mais me livro disto. Ate à zona de Runa tivemos um pouco de reta com muitos buracos onde o Ruka se sentiu bem à vontade mostrando as suas características rolantes e a mais-valia da sua bike com suspensão total. Depois Dois Portos onde que havia zonas bem mais técnicas com excelentes single tracks, provocando hesitações e receios. Mais um abastecimento, onde acho que todos, provámos uns bolinhos com recheio de chocolate, desta vez resisti ao batido. Os 2 metralhas juntam-se a nós neste abastecimento e arrancamos em grupo depois de mais esta paragem. Entrávamos no últimos 10 kms de passeio e para acabar na dureza seguiu-se uma ascensão bem longa até às ventoinhas eólicas que pareciam não acabar nunca, nesta ultima ascensão senti-me bem, acabando a subida com o Sérgio onde ganhámos ligeira vantagem em relação ao Ruka e ao metralha. Descida também bem longa para o Furadouro e estava feito. Fiquei com a ideia de que cumprimos sempre a “provocação” do Manso de ficar nos 10 primeiros, arriscaria em que chegaram apenas 2 antes de nós, mas não sei. Não nos podemos esquecer que não havia classificações, era apenas um passeio e em Portalegre estavam 3000 bttistas amadores, muitos de qualidade. Estava feito o passeio faltava chegar a casa e estava a ficar tarde. Despedidas ao people, T-shirt mais duas canetas no bolso de lembrança, uns fiozinhos de óleo na corrente e regresso do duo Sérgio e eu a casa. Desta vez quase sempre a descer até Barras, mais conversa e para acabar este fantástico treino em beleza o Gradil bem desgastados e com as bikes bem carregadinhas com muita lama. Chegada à Murgeira despeço-me do Sérgio, transmito-lhe o acumulado registado pelo gps, e ficou a satisfação deste duo da poeira. Para a semana alguém há-de pagar por este treino eheh

Números: 6h31m agarrado à bike/5h36m a pedalar (onde se inclui as voltinhas na partida) 94kms / 2238m acumulado

18 comentários:

  1. Bem, começar o aquecimento a subir a Serra do Socorro... só espero que tenha sido pela vertente mais ingreme para ninguém se queixar de que foi ao engano a volta toda!
    Quanto ao acumulado não deixa muitos mimos no corpo...

    ResponderEliminar
  2. ok Manso,valeu.mas olha que isto é uma trabalheira.espero nao ter cometido lapsos e mais uma vez parabens pelo teu trabalho semanal aqui no 2640.abraço

    ResponderEliminar
  3. foi um excelente treino muito acumulado com km. manso a serra do socorro para mim ainda foi das subidas mais faceis. ouve 2 ao fim vai la vai a primeira mais tecnica a segunda ia com o pedrix nunca mais acabava com o vento a nao ajudar muito.nao fui la com intuito competitivo ate porque nao havia tempos nem classificacao. e para isso ia de carro! eheh mesmo assim a parar nos abastecimentos todos " coisa que ja nao fazia ha uns 3 anos de passeios" fizemos uma boa prestacao. p.s. pedrix vais ver que para a semana tas baaaaaaaaaaaaaaaaaaaala...ehehe. mais um bom rescaldo pa colecao

    ResponderEliminar
  4. Mas esse é que é o espirito da coisa.
    Dar o nosso melhor sem levar as coisas demasiado a peito e pondo a diversão em primeiro lugar.
    Gostei da vossa atitude!

    ResponderEliminar
  5. boas pessoal,
    muito bom pedrix, olha para a semana já levo o dvd "como desencaixar em 3 lições" ahahahaha princesa.

    ResponderEliminar
  6. Pessoal ainda aparecemos em algumas fotos do passeio deixo aqui o link

    http://picasaweb.google.com/diogotel...corro02052010#

    ResponderEliminar
  7. Ruka em vez do dvd se quiseres traz-me uns pedais M540 novos,os meus já têm 6000kms e nao permitem treinos com muita tanga de põr o pé no chao.No domingo como faço intençao de só os desencaixar apenas na meta nao deve haver problema..eheheh.
    mas nao foi facil,este fds em 2 passeios foram 4 quedas de cair pro lado à pala dos pedais.hoje quando me pesei tava com 1 kilo a mais, deve ser o inchaço nas ancas.fonix mais ao btt

    ResponderEliminar
  8. pedrix,
    de quizeres eu tenho os pedais que vinham com a epic,posso emprestar tos na boa,amanhã levo e dou à Paulinha

    ResponderEliminar
  9. Boas alucinados do BTT!
    Espero que a próxima volta vos corra pelo melhor!
    Ruka puxa pelo Pedrix nas partes rolantes!
    Pedrix dá um infarte ao Ruka nas súbidas e mete-o a subir paredes!
    Divirtam-se.
    Abraços
    PS - Conto novamente com o rescaldo e eventualmente com uma ou duas fotografias para acompanhar

    ResponderEliminar
  10. Ruka, o link que deixaste para as fotos não está operacional...

    ResponderEliminar
  11. Manso,
    O link estava incompleto,parece me que é este

    http://picasaweb.google.com/diogotelma/RotaDaSerraDoSocorro02052010#

    Vai ser lindo lá em cima, pena o professor não poder comparecer,será que aquele quadro ainda vai demorar a ser trocado???

    ResponderEliminar
  12. Uma homenagem ao Marco pela espetacular prova que está a efectuar no Transportugal.

    http://www.cyclingnews.com/races/8th-trans-portugal-ne/stage-3/photos/119282

    ResponderEliminar
  13. Fotografia com enquadramento fantástico! Em que lugar é que ele está?

    ResponderEliminar
  14. Não adivinhas ?
    Serra da Estrela, Etapa 3, Guarda - Penhas da Saude 96 Km, o Marco fez 4.

    ResponderEliminar
  15. ha videos no youtube de todas as etapas. o tiago silva(o compadre do dario) tambem ta em alta.

    ResponderEliminar
  16. Aldeano era sobre a classificação...

    ResponderEliminar
  17. estou mesmo parvo com a beleza e a dureza do transportugal,nunca tive curiosidade por esta prova e nao tinha noçao mesmo.fantastico.os portugueses mandam naquilo,e ainda ha menos de 2 semanas tivemos o prazer de pedalar com o Tiago que ta fortissimo nesta prova.Mt bom.
    nao hei-de eu tar no meu melhor ano de sempre,agora só ando é com vedetas.e Arouca aí tao perto.
    PS:pessoal do 2640 nao se descuidem com os treinos,hoje apanhei-os a todos Aldeano,Paulo Pais,Xico e mais um que nao identifiquei..e claro eu tb pedalei,e foi mt bom..eheh
    Abraço ao people

    ResponderEliminar
  18. Ninguém anda a treinar... aquilo era só mexer as pernas!

    ResponderEliminar