domingo, 2 de janeiro de 2011

Rescaldo da volta de 02/01/2011

Precisa-de de mecânica para ajudar às nossas voltas!

Afinal o Sérgio, com luvas de médico, não é muito mais eficiente do que eu, e o Dario só com a ajuda empenhada do PP conseguiu ser mais célere. Antes já o Pedro se estreara e num pelotão com 12 unidades furaram 3...
De Mafra saímos eu, o António e o Pedro e na descida do Gradil junta-se-nos o Aldeano. Pouco depois o Sérgio que vinha já de uma hora de treino com passagem pela Malveira e Vila Franca do Rosário e logo de seguida o André e um amigo.

Na paragem no local de reunião encontramos o Marco Silva, com a sua bela Cannondale de BTT, e depois o Rocha. Já com a volta em andamento, e com saída algo tardia, apareceu o PP e o Runa, que ainda mais atrasado, motivou corte no grupo pois alguns esperaram-no enquanto os outros seguiram lentamente até Torres. Na chegada ao cruzamento do Turcifal vemos o Dario e este lentamente vai seguindo à espera que o alcancemos.
Até Torres os mais retardatários não dão sequer sinal de vida pelo que na saída decidimos seguir algo mais animados de ritmo. Apanhamos o Dario bem mais pesado corporalmente do que o habitual demonstrando que no Natal não foi poupado na hora de ingerir calorias!
Pela hora e pela desagregação do grupo o percurso cumpriria apenas a deslocação normal ao Bombarral. Eu tinha vontade de fazer mais quilómetros mas tal não foi possível. E em boa hora o fiz visto que tinha compromissos assumidos, e momentaneamente esquecidos, para almoço que me foram recordados telefonicamente no regresso e que com a alternativa teriam originado complicações domésticas...
Puxei pelo presentes mas não fui acompanhado nas vontades pelos colegas de jornada. No Ramalhal e até ao Outeiro da Cabeça apenas o amigo do André me acompanhou no passo mais estugado. Depois, até ao Bombarral o Sérgio e o Aldeano lideraram o grupo e ainda desafiei o Rocha para lhes dar-mos uma ajuda mas este reagiu com humor contrariando-me as intenções.
Nova paragem para café, comigo com o Dario e o amigo do André a optarmos por seguirmos mais alguns minutos em direção a Óbidos e depois a regressarmos ao encontro dos outros.
Quando nos preparávamos para regressar surge o resto do grupo e foi com a dúzia reúnida que se saiu do Bombarral. Andamento calmo e conversa animada a três, comigo, com o Marco Silva e o Aldeano lado a lado e que depois passou a dois quando uma carrinha me ia polindo a pintura!
Até ao Ameal ainda e sempre comigo e com o Aldeano em toada certa ninguém mexeu. No Outeiro da Cabeça era expectável que assim fosse, no Ramalhal nem tanto e no Ameal muito menos.
Na rotunda, já na fase final, acelerou-se um pouco mas não o suficiente para me impedir de atender um telefonema .
Enquanto me atraso ligeiramente, já na descida para Torres Vedras, o André e o amigo tentam a fuga! O trabalho era da inteira responsabilidade do puto e o andamento na casa dos 40 km/h. Recoloco-me na frente e em tom de desafio lanço-me a toda a velocidade com um pequeno sprint até aos 63 km/h e depois tentando manter cadência elevada, andamento pesado e posição aerodinâmica.
Todos reagiram e procuraram o meu cone de ar. As pulsações subiram para as 180 bpm e deste valor não tornaram a baixar até Torres. A distância é enganadora para quem não conhece e por isso fui fazendo pequenas variações nos andamentos para não "queimar" cedo demais.
No início do pequeno caroço que antecede o cruzamento esperei algum apoio mas este não surgiu. Neste pequeno impasse quando me preparava para fazer o lançamento da súbida a velocidade caiu na frente o suficiente para que quem me sucedia travasse obrigando a uma reacção em cadeia que quase originava uma grande queda a mais de 45 km/h...

Valeu a experiência do PP que gritou por precaução!

E o sangue frio do Runa que mesmo com um toque de bicicletas evitou o tapete!

Quem não teve contemplações foi o Aldeano que leu as debilidades dos outros e saiu apenas com
fraca oposição do António e limpou sem problemas na chegada. O André lamentou não estar bem colocado para sair mas fiquei com a impressão de que a velocidade era demasiado alta para as suas características funcionarem. Os restantes de uma forma ou outra não me pareceram nesta fase em condições de darem réplica segura. O PP veio felicitar-me pelo esforço e na passagem calma pela cidade reuniram-se as tropas.

Coloco-me novamente ao serviço. Primeiro com o Rocha que na saída para Catefica procurou resguardo e depois a solo. A súbida foi feita em crescendo com a maioria a preferir ficar num registo mais calmo. Sempre em rotação com a pulsação bem controlada levo comigo o PP, Sérgio, Marco Silva e André. Na aproximação ao viaduto o PP faz uma primeira variação de ritmo que despertou as hostilidades. O Sérgio pegou na deixa e sai ainda mais forte e obriga-me a ficar para trás. Na descida o quarteto sai à minha frente o suficiente para me impedir a pronta recolocação. Depois da rotunda há nova aceleração com o Sérgio e o PP a ficarem atrasados e com o Marco Silva a não resistir à aceleração final do André.
Alivio e espero a chegada do Rocha e do António com este último a incitar-me a uma perseguição durante a descida. Metemos ferros e apanhamos os outros, que entretanto abrandaram, no Carvalhal.
Na passagem pelo Turcifal fica o Dario e o Aldeano marcou ritmo depois disso. No Gradil ficam o Runa e o PP e separaram-se ainda as correntes da Malveira e de Mafra com o André e companheiro de jornada (volta sempre!) a acompanharem o homem da Venda.
Dos restantes o Pedro e António pareceram-me algo cansados.
Até Mafra completei um total de 112 km para pouco mais de 4 horas.

A melhorar: A saída deve ser feita à hora combinada! Caso contrário chegar a casa a horas de almoço com a família é uma miragem...

Bem visto: A variação dos "pontos quentes" nomeadamente a chegada a Torres em detrimento do Ramalhal e Ameal

10 comentários:

  1. Boas

    Gostava só de dizer que o pessoal apareçendo em massa as voltas tornam-se mais agradáveis em todos os aspectos.
    Agora é só continuarmos...

    ResponderEliminar
  2. O Xico disse-me que na póxima semana ia aparecer

    ResponderEliminar
  3. Estou plenamente de acordo com o Manso quando fala nas horas.
    Não faz sentido sair da cama cedo, para estar a fazer horas e sair 30 minutos depois da hora marcada, para andarmos em grupo temos de saber estar em grupo.
    Não podemos estar a prejudicar o colectivo beneficiando o individual, a tolerância para mim seria o tempo de tomar café no Gradil!

    Já agora aproveito para referir que comecei a pré época, como tal as sessões para a Ciclista mais Fotogénico para mim acabaram.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Cyclingnews Reader Poll results - Best new product
    Campagnolo Super Record 11 group, 3082 (18.4%)
    Garmin Edge 800 GPS computer, 2918 (17.4%)
    Cervélo R5 road frameset, 2454 (14.6%)
    Felt F1 road bike, 2225 (13.3%)
    SRAM X0 group, 1795 (10.7%)
    Cannondale CAAD10 road bike, 1284 (7.6%)
    Specialized S-Works Epic Carbon 29er mountain bike, 1055 (6.3%)
    Chris King bottom brackets, 788 (4.7%)
    Shimano XTR M980 group, 752 (4.5%)
    Avid Shorty Ultimate cantilever brakes, 434 (2.6%)

    ResponderEliminar
  5. Parabens ao Caad 10.ainda me agarro a um.
    concordo tb em relaçao às gayzisses das sessoes de fotogenia.E paragens no cafe de preferencia com a barriga encostada ao balcao,tem de se evitar os abancamentos na esplanada ou dentro do cafe.
    Manso as calorias nao podia estar mais de acordo.guerra aberta até Novembro com essas sujeitas.
    o caracol quer ficar bala..eheheh

    ResponderEliminar
  6. boas pessoal. epa o tempo tem sido escasso para vir aqui devido ao trabalho e aos treinos de inicio de epoca...eheh. a volta foi de domingo foi porreira devido ao pessoal k aparece em peso como diz o rocha quantos mais melhor. e so afinar umas cenas e pronto. abraco a todos e um bem haja ao mans(inho).eheh. que tem o trabalho muito bem feito de fazer os rescaldos.

    ResponderEliminar
  7. Boas,
    Foi uma boa volta e em boa companhia.
    Para quem não andava mais de 2 horas seguidas ha muito tempo, levei uma boa tareia, de tal forma que quase não chegava a casa.
    Obrigado pela forma como me acolherem no vosso grupo, mostraram ser pessoal 5 estrelas.
    Desculpem, mais uma vez, a cena que ia dando molhada.
    No proximo fim de semana não vai dar que vou estar com a minha malta da escola de ciclismo, mas no domingo seguinte, apareço com o meu filho.
    abraço,
    manel
    (amigo do André)

    ResponderEliminar
  8. Força Manel,

    És bem vindo, e prepara o panal que nessa semana é capaz de doer são mais de 2000 de acumulado e perto de 120 km

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Manel,

    Concordo com o Aldeano. Sê bem vindo!

    Abraço

    ResponderEliminar