terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Rescaldo da volta de 23/01/2010


Volta fresquinha com temperaturas que chegaram a rondar os 0ºC. Ainda assim insuficientes para demoverem e intimidarem 14 elementos que se fizeram à estrada.
Aproveitando a dinâmica de grupo consegue-se sobrepor a vontade de dar umas pedaladas em conjunto ao conforto do lar. Dos mais assíduos eu, Aldeano, Jonas, Pedro, António, Pedrix, Sérgio, Rocha e Xico. Daqueles que surgiram recentemente mas que parece que vieram para ficar, o Nuno, o irmão e o homem da scott (perdoem-me não saber ainda os vossos nomes) e ainda mais 2 estreantes. O José Estrangeiro, minha companhia ocasional na piscina da Ericeira, e o amigo Pedro, também do Triatlo, vieram ensaiar as nossas saídas domingueiras .

Andar em grupo tem o condão de nos fazer ignorar algumas regras de bom senso, nomeadamente aquelas que derivam de uma semana adoentada. Com a gripe controlada mas com as amígdalas "complicadas" resolvi arriscar com a certeza de que algumas caras conhecidas partilhariam a estrada ainda que com alguma incerteza quanto ao desfecho da jornada.
(Esta imagem foi para explicar ao meu puto e não resisti...)

Tropas reúnidas no Gradil e partida em ritmo calmo e racional para permitir entrar na toada certa sem sacrificar articulações e músculos. Nestes quilómetros iniciais a formação só foi quebrada na súbida de Catefica. Esta foi feita comigo e com o Aldeaano na frente, mas com este a ser o grande responsável pelo ritmo imposto, visto que para mim interessava aferir condições para o resto da tirada. No final aliviou-se e pouco depois voltou-se ao ritmo cruzeiro.
Na saída de Torres, em direcção a Santa Cruz, ainda sob o efeito das rodas da semana anterior, apareceu o Rocha a trabalhar em terreno plano com o vento de costas... E até o Sérgio lhe chegou a fazer companhia, com o homem da Venda a ter a habilidade, sempre num registo cómico, de ripostar a todas as provocações que lhe eram dirigidas.
Pouco depois algum sobe e desce irregular com passagens com vento frontal obrigavam a maior determinação na pressão exercida nos pedais. Na zona de Santa Rita agudizaram-se as condições e só após o Vimeiro é que aliviaram. O ritmo era afinado e apenas na parte final houve estragos na cauda do pelotão.
Em direcção à Lourinhã com alguns elementos a descurarem a posição no pelotão e a permitirem buracos que depois custaram preciosas energias a tapar. Que o diga o Pedro (Triatlo) que ainda se estava a recompor da dificulade anterior.
Depois, já apontados ao Outeiro da Cabeça com o duo Aldeano e José Estrangeiro em passo determinado. Em Ribeira dos Palbeiros/Campelos dá-se o agudizar do andamento com uma primeira rampa a semear estragos e com o triatleta internacional a deixar-se surpreender pela súbita mudança de atitude com o "velho" Aldeano a forçar a quebra momentânea. Na frente rendeu-o o Nuno e eu agarrei-me à roda deste visto que depois a súbida foi feita em força e quem largasse ficava entregue a sí próprio. A velocidade final superior aos 30 km/h não teve grandes diferenças assinaláveis entre o grosso do grupo mas foi o suficiente para causar estragos que se verificariam pouco depois.
No Outeiro deflectiu-se para Torres, já com 90 km nas pernas.
No Ramalhal sai o irrequieto Aldeano e carimba mais um topo. No Ameal ainda tentei lançar a súbida mas cedi nos primeiros metros (o dia estava acabado...). Na saída da rotunda o trio isolado J. Estrangeiro, Nuno e Aldeano com o último a fazer o pleno. Estranhava o homem do triatlo a escolha dos locais "pontuáveis" e as mudanças repentinas de atitudes. (Na próxima não será presa tão fácil!).
Até Torres esperei os retardatários e fiquei alheio a uma descida disputada. Constatei ainda a vontade férrea dos que ficam tresmalhados e se habitualmente não os refiro desta feita é de elementar justiça registar as enormes lutas "a solo" que se vão travando na ânsia de não fazer esperar o grupo. Menção individual, (desculpem-me os outros), ao homem da Scott que com manifesto sobrepeso numa semana evoluiu imenso!
Em Torres a maioria queria fazer uma paragem. A mim era-me impossível parar visto que com o desconforto que já trazia se arrefecesse poderia complicar muito mais a minha saúde. Assim formámos um pequeno grupo que me acompanhou até à Caneira onde ficaram todos a fechar fileiras com excepção do J. Estrangeiro que me fez companhia até Mafra em amena cavaqueira.
Total de 120 km para média de 27,50 km/h

8 comentários:

  1. boas
    Adorei a volta, o frio de manha é k teve muito mal mas com o aquecimento das pedaladas isso passou..
    a tarde tava com um empenho , minha nossa senhora!! deitei-me as 22h e acordei so as 12h do outro dia.. hehehehe
    venham mais voltas dessas!! a nao ser k haja chocolate ao sabado a noite é claro!! hehehehe
    abraços e ate domingo

    ResponderEliminar
  2. s ouver chocolate ao sabado a noite é claro k nao quero voltas dessas!! hehehe

    ResponderEliminar
  3. Podera, também eu não quereria,
    Contudo concordo excepcional volta pena o meu joelho ter se manifestado em contrário e pelo visto ele manda mais que ele,
    Manso espero que te encontres de melhor saúde,
    Pedro Ferreira

    ResponderEliminar
  4. Boas

    António se queres um conselho é melhor guardares o chocolate este fim de semana porque o que ai vem vai deixar poucos vivos,2800 acumulado com 125km nas pernas vai ser bonito vai!
    Na minha opinião até meio da volta o andamento deve ser comedido(é para levar á séria)porque caso contrario não deve haver uma mão cheia para a acabar!

    ResponderEliminar
  5. Ai o chocolate...

    Pedro esse joelho tem de melhorar caso contrário poderás ter de parar por muito tempo!

    Rocha, afinal como é que a tua bike caiu?

    Abraços

    ResponderEliminar
  6. Amigos, apesar do frio, o calor humano fez-se sentir. Foi um treino de ritmo moderado com algumas alterações rápidas de andamento. O grupo pareceu-me mais homogéneo, comparado com a semana anterior. Estou a gostar destas voltas Domingueiras.

    Saludos

    PS – o meu irmão chama-se Mario João e o Homem da Scott é o Eduardo.

    ResponderEliminar
  7. a meu ver estas voltas tao cada vez melhor e tudo por causa do pessoal. e com a vinda do nuno do mario e do eduardo (ja conhecia do btt) veio melhorar o pelotao. e claro nao esquecendo do estrangeiro e pedro. no caso do estrangeiro inda deu pa "sacar" umas dicas para futuros duatlos.eheh. depois temos o nosso reformado com motor e dura dura dura... abraco a todos

    ResponderEliminar
  8. o "manifesto sobrepeso" tambem está a curtir estas manhãs de domingo podem contar em continuar a levar comigo só é pena o frio mas que se lixe agente pedala para aquecer. aquele abraço até amanhã

    ResponderEliminar