quarta-feira, 16 de março de 2011

Rescaldo da volta de 12/03/2011

Esta volta conseguiu trazer à tona um factor que por diversas vezes é afastado das nossas mentes nas saídas domingueiras: A diversão! Não nos devemos esquecer que em última análise estamos ali apenas para passar um bom bocado e nada mais.
Neste aspecto conseguiu-se "reconciliar" o grupo com doses de bom humor apesar dos muitos incidentes que marcaram o percurso.
O trajecto tinha alguns pontos "quentes" e a expectativa de chuva não arrefeceu os ânimos. Na reunião das tropas surgiu o combalido Nuno, a recuperar de uma operação ao maxilar, com vontade de nos acompanhar por uns minutos para matar as saudades e comparecemos ainda eu, o Joaquim, o Pedrix, o Sérgio, o Aldeano, o Mário e mais tarde o Rocha.
Na saída do Gradil convencemos o Nuno a vir até à Malveira e já após Vila Franca do Rosário interceptamos o Rocha que teve de dar corda aos patins para não perder o comboio que seguia em bom ritmo com o Sérgio a impor cadência de andamento. Após o Vale da Guarda não se tirou o pé e na rotunda da Malveira já se tinha feito a primeira série (como o Pedrix bem referiu) de aquecimento.
O Aldeano e o Rocha vieram com os "tanques de guerra" do BTT e o veterano disse logo que não vinha para grandes aventuras que as andanças das vésperas tinham castigado muito.
O atleta da Venda iniciou um duelo com o Pedrix, por vezes apenas verbal noutras de pedaladas que viria a perdurar até ao final.
Deixa-nos o Nuno, visivelmente debilitado, e seguimos para a Venda onde se dá um toque entre o Joaquim e o Sérgio que obrigou a paragem demorada. Pelo menos evitaram a queda! Primeiramente o Aldeano ainda tentou desempenar as rodas mas dada a proximidade da casa do Rocha este emprestou-lhes uma roda a cada um para podermos seguir viagem.
Pouco depois já próximos de Bucelas furo eu (e vão 3 nas duas últimas saídas...)
Assim que se deixa Bucelas começa a súbida de São Tiago dos Velhos. Ainda eu estava a tentar recomendar alguma calma já o Sérgio disparava na frente! Sem medo das despesas a aviar cartucho separou logo todo o grupo. Eu sigo-o na roda quando o Pedrix, o último a ceder, finalmente nos larga. Dois estilos em confronto, eu em força e ele em cadência. Assim que a pendente se torna favorável faço um turno e assim fizemos a súbida toda em crescendo e revezando-nos. Nas partes mais rolantes eu e nas mais ingremes ele. Muito boa série, com as batidas altas e desde algum tempo a esta parte consegui andar acima das 180 bpm sem "queimar" rapidamente, pelo contrário com o avisador de limite superior a tocar e eu ainda com margem para mais alguma progressão.
Após São Tiago agrupamos. Na saída o Mário a meter passo com vigor e a ceder para mais um forçar desta feita com o Pedrix, qual chita matreira, a vir na minha roda para tentar carimbar o topo. Faltou-me um dente, referiu-me. Disse-lhe para arranjar uma placa!
Na saída da Arruda para a carnota as duas BTT a marcarem andamendo na descida e a mostrarem que o peso faz alguma diferença no momento de embalar.
A súbida da Carnota começou novamente com o forçar do Sérgio, que se mostrou muito voluntarioso assim que a pendente aumentava, e com um longo turno mostrou que era para ir até ao fim. Entramos novamente no revezamento, não dando esticões, apenas mantendo o andamento ou forçando lentamente. Assim iamos embalados quando reparo no pneu da roda da frente dele e por mais um furo somos obrigados a parar.
No reatamento o Aldeano fez o gosto ao pé e encarregou-se de espalhar o pelotão. Andamento vigoroso e certinho até à parte mais ingreme onde abdicou da parte final que disputei com o Sérgio.
Na chegada ao Sobral mais um furo na mesma roda do Sérgio. Aproveita o Rocha para fazer entrega de correio ao mesmo tempo que ia distribuindo piadas em todas as direcções.
O tempo ia passando e com tanta paragem alongou-se a tirada. A parte final, já sem o Rocha que virou em Pêro Negro, para agradecimento do Pedrix, foi ainda interrompida no Gradil para o Aldeano repôr açucares. Na súbida final para a Murgeira o Pedrix tem um "problema muscular" enquanto falava e arrancou a frase do dia ao Aldeano:
- Um já está só faltam três!

No final 106 km para uma média calma de 26 km/h.
Valeu pela camaradagem!

12 comentários:

  1. realmente foram umas boas series. pena mesmo o furo porque iamos bem embalados. nas nossas saidas as vezes nao percebo os esticoes so esfarela o grupo e nao se tira proveito. mais vale ir a velocidade cruzeiro. manso como dizeste sem esticoes fizemos boas series. mas isso sou eu a falar...

    ResponderEliminar
  2. Bem,

    Eu acho que a volta foi porreira, mas as minhas costas dizem que não, a "fofinha 26" dá me cabo do panal!
    Não se iludam, acho que não levo mais a dita cuja, vocês são abusadores, eheheheh

    Sérgio,

    Permite-me discordar da tua opinião...

    Esticanços e velocidade de cruzeiro complementam-se, no que ao treino diz respeito!
    Os esticanços permitem treinar a explosão, a velocidade e a potência de arranque. O ritmo de cruzeiro permite treinar o endurance ( melhorar a condição física ), aumentar a potencia máxima aeróbica.
    Podes treinar estas vertentes de forma especifica em dias diferentes ou no mesmo dia.
    Tudo isto depende do que cada um pretende obter do treino.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Sergio esse teu furo evitou cá uma guerra entre mim e o Rocha.Não estava a conseguir larga-lo,e pior era, se quebrasse eu e ele se fosse embora com o tanque.Nunca mais me livrava da humilhação..fonix!!!
    Rocha à vontade não é à vontadinha.eheheheheh
    Boa volta,gostei muito..(tambem.. não tive nenhum azar,tirando as series foi só risota)
    Abraços pessoal

    ResponderEliminar
  4. Meus caros,


    Coitado do António, nem consegue aparecer ao Domingo, acho que é da musica!

    http://www.youtube.com/watch?v=8eIV_i2iVys&feature=related

    ResponderEliminar
  5. aldeano.
    percebo o que dizeste. mas nao foi isso que quis dizer. interpertei me mal.

    ResponderEliminar
  6. Pedrix é isso mesmo,á vontade não é á vontadinha por isso é que domingo levo a six para não haver chacota eheh.
    Aldeano no domingo é para lhes arrancar o coração chega de humilhação,temos que limpar este dia das nossas vidas!
    Sois uns BILTRES...

    ResponderEliminar
  7. Bem como é,é este domingo que vamos até ás Caldas e voltamos ou não?
    Eu prometo que não gozo se alguem trocar o selim!!!Oláááá

    ResponderEliminar
  8. Amigos do 2640,

    Antes de mais agradecer os vossos desejos de melhoras. Parece que a coisa vai indo…

    No Domingo a ideia era fazer km sem subir mt as pulsações. Sitia-me com força, poderá não treinava a mais de uma semana, mas não podia foçar. Na subida para a Malveira tive de abrandar, já sentia uns repelões na zona afectada pela intervenção. Decidi portanto, fazer uma volta diferente dos restantes elementos.

    Depois de vos deixar segui pelas Trouxas para a Avessada em direcção a Negrais, Pêro Pinheiro recta da Base n 1, onde encontrei um velho conhecido de outras andanças do BTT. Segui para Lourel, Terrugem, Ericeira de depois Mafra.

    Fiz aproximadamente 3 horas de treino, que apesar de ser em solitário, soube mt bem.

    Como é esta semana? Onde vamos? Aldeano, preparo a minha roda 26?

    Saludos

    ResponderEliminar
  9. Vamos em “pelo” a Évora ou já temos roupa nova? Como é que a malta se desloca de lá para casa?

    Saludos

    ResponderEliminar
  10. Boas Nuno,

    Roda 26, decididamente só no mato!
    Roupas, não temos a certeza de ter as mesmas a tempo de ira a Évora, logo que tenha novidades aviso.
    Para ir a Évora estou com o mesmo problema, vir para cá de bike está fora de questão, por isso só se a Maria aderir e for me buscar.

    ResponderEliminar
  11. Meus senhores eu vou levo a Maria e almoço em coruche como no ano passado,o um restaurante tipico da zona onde se come muito bem.
    Porque não levam tambem as marias e almoçamos todos juntos,fazemos a nossa perninha e serve de passeio para elas!?

    ResponderEliminar
  12. boas pessoal
    hahaha, aldeano es tramado!! eu bem quero aparecer mas parece k o tempo nao ajuda, fix uma promessa em k nunca mais andava a chuva!
    desde aquele empeno contigo en k me levas-te ao bombarral com chuva e frio jurei por nunca mais... fenomenal empeno como diz o pedrix.. hehehe esse domingo quero aparecer mas agora ha outro problema pessoal, escrivi-me no ginasio armado em atleta e tava um bombom a correr na passadeira e eu nao aguentei em ir correr ao lado dela,, resultado! tenho o joelho esquerdo enflamado!! toma para abrir os olhos, mas to a ver se melhor e se melhorar to la no domingo pa andar com o meu grupo!!
    abraços

    ResponderEliminar